Talento e inovação estão em alta durante o Festival Nordestino de Economia Criativa

De 28 a 30 de setembro, o público poderá conferir dezenas de palestras, rodas de conversa, oficinas e a Mostra de Negócios Criativos. Evento é 100% online.

Irmãos Aniceto
Legenda: Irmãos Aniceto, um dos grupos ligados à cultura nordestina mais conhecidos do Brasil: Festival vai trazer criatividade e talento.
Foto: Divulgação

Uma pequena amostra da inesgotável criatividade e do imenso talento nordestino para empreender poderá ser vista durante a primeira edição do Festival Nordestino de Economia Criativa, que será realizado pelo Sebrae-CE de 28 a 30 de setembro. O evento 100% online tem o objetivo de fortalecer empreendedores e negócios criativos da região, contribuindo assim para a geração de emprego e renda, bem como a melhoria da qualidade de produtos e serviços desta área.

Na programação, estão palestras com nomes ligados à economia criativa e à cultura da Região Nordeste, oficinas temáticas, rodas de conversa, apresentações de casos de sucesso e apresentações culturais, além da Mostra de Negócios Criativos e de uma homenagem especial a dois grandes nordestinos, expoentes da cultura brasileira: o poeta Patativa do Assaré e o escritor Ariano Suassuna.

“A ideia do Festival é estimular o potencial criativo do Nordeste, estimular o surgimento de novos negócios criativos e apoiar os existentes. A Região Nordeste historicamente concentra importantes e diversas manifestações culturais, bem como inúmeros profissionais cuja principal ferramenta de trabalho é a criatividade. Consequentemente possui enorme potencial ainda a ser desenvolvido", avalia Joaquim Cartaxo, Superintendente do Sebrae-CE.

A partir do Festival, o intuito é apoiar o desenvolvimento do potencial dos empreendedores ligados à Economia Criativa e obter resultados para transformá-lo em negócios, contribuindo com a melhoria das condições de vida e trabalho do Nordeste. "Os criativos precisam se ver e agir como empreendedores. Eles precisam perceber que aquele conhecimento, aquele ofício e aquele talento podem se transformar em negócio. Mas para que isso ocorra são necessários conhecimentos em outras áreas, como mercado, gestão, finanças, marketing, melhoria dos produtos e serviços, organização, que é onde o Sebrae pode dar uma contribuição significativa", observa Joaquim Cartaxo.

Aprendizado

O Festival Nordestino de Economia Criativa faz parte do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, ação articulada também pelos Sebraes dos nove Estados nordestinos, juntamente com o Sebrae Nacional e com a Associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste). "O nosso objetivo é reunir empreendedores criativos, instituições de apoio e parceiros representativos da cadeia de valor da Economia Criativa, potenciais empreendedores e a comunidade universitária ligada à temática, com o intuito de propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação, fruição e desenvolvimento dos setores da Economia Criativa", detalha Joaquim Cartaxo.

O Superintendente do Sebrae-CE explica que um dos méritos do Festival é intensificar o diálogo amplo sobre a Economia Criativa e seu potencial para a geração de negócios, as possibilidades tecnológicas e o desenvolvimento territorial sustentável. "Queremos ainda que os participantes possam conhecer mais sobre o segmento e sobre o que é produzido na região. Além disso, é uma oportunidade para trocar experiências e aprender com empreendedores de todo o Nordeste, bem como estimular o desenvolvimento dos negócios nas áreas da Economia Criativa", completa.

"Este é o início do movimento que busca transformar os ativos simbólicos do Nordeste em negócios criativos e assim atender a demanda de um mercado carente por produtos e serviços das indústrias criativas. Para atendê-lo plenamente e com qualidade", observa Joaquim Cartaxo.

Festival Nordestino de Economia Criativa – evento 100% digital

Data:  28 a 30 de setembro de 2020
Programação completa e mais informações, no site: www.festivaleconomiacriativa.com.br

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios