Shoppings restringem horário de funcionamento em Fortaleza e Região Metropolitana

Supermercados e estacionamentos mantêm horário tradicional; lojas e cinemas devem aderir ao regime especial

Escrito por Redação ,
Legenda: Shoppings adotam medidas para diminuir aglomeração durante período de crise do coronavírus.
Foto: foto: Camila Lima

Começa nesta quarta-feira (18), o novo horário de funcionamento adotado por shoppings da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com a decisão, os estabelecimentos pretendem ajudar no controle à crise do novo coronavírus. Com redução de 4 horas na carga horária, a nova jornada começa às 12h e termina às 20h.

Até agora, 10 centros comerciais aderiram ao novo cronograma. São eles: Shopping Del Paseo, Shopping Parangaba, Shopping Benfica, Shopping Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy, North Shopping, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, Shopping Aldeota.

Nesta quinta-feira (19), o Shopping Iguatemi anunciou o fechamento total até 1º de abril. Lojas, quiosques, praças de alimentação e cinemas terão atividades encerradas a partir de amanhã.

Entre os estabelecimentos que seguem funcionando, medidas de segurança foram admitidas, como a disponibilização de álcool em gel nos corredores, a licença para pessoas do grupo de risco e a redução da capacidade das praças de alimentação dos para diminuir a aglomeração e melhorar a circulação de ar e cancelamento de algumas programações.

Os supermercados que funcionam dentro desses shoppings continuam com seus horários de funcionamento habitual, de 7h às 22h, assim como os estacionamentos.

Cinemas

Os cinemas devem manter o funcionamento de acordo com o horário do regime especial adotado por cada shopping. As sessões previstas para depois de 20h e as estreias de novos filmes serão suspensas por tempo indeterminado.

A exceção é o cinema Kinoplex, do North Shopping, que anunciou a paralisação das suas atividades a partir da próxima quinta-feira (19).

 “Aos funcionários que atuam nos cinemas, o Kinoplex determinou férias coletivas como forma de manter o contrato de trabalho. De outra forma, isso não seria possível”, justifica a instituição

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados