Shoppings pegam carona na temporada e aquecem vendas

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Francisco Sousa

A expectativa de aquecimento das vendas dos estabelecimentos, em comparação com o ano passado, chega a 22%, enquanto o aumento de fluxo esperado pode atingir 40%.

Pegando carona na alta estação, os shoppings de Fortaleza se preparam para atrair turistas e garantir o incremento das vendas nessas férias. As ações incluem do investimento em feiras de artesanato, contratação de recepcionistas bilíngües e distribuição de folders no setor hoteleiro, além de disponibilizarem microônibus para circularem nos hotéis da orla marítima transportando gratuitamente os clientes até os centros de compras. A expectativa de aquecimento das vendas dos estabelecimentos, em comparação com o ano passado, chega a 22%, enquanto o aumento de fluxo esperado pode atingir 40%.

A exposição e venda de artigos do artesanato cearense, diariamente em janeiro, é uma das apostas do Iguatemi para conquistar os turistas que chegam à cidade nessa alta estação. A estimativa da gerente de Marketing, Carla Werneck, é que o primeiro mês de 2007 registre 20% de crescimento nas vendas e de 10% no volume de pessoas transitando no shopping. “Nas férias, os turistas vêm ao Iguatemi com a intenção de comprar, por isso a projeção superior das vendas em relação ao fluxo”, explica Werneck.

A iniciativa de enviar microônibus aos hotéis da Beira Mar para trazer turistas também é compartilhada pelo Shopping Aldeota. De acordo com a coordenadora de marketing, Nicole Jales, a idéia deve aumentar no estabelecimento, o movimento de pessoas em 25% esse mês e 15% em janeiro de 2007.

“Além do transporte próprio para turistas, temos ainda uma parceria com o Vila Galé, com o ônibus do hotel fazendo dez paradas diariamente aqui”, relata.

Já o North Shopping oferecerá como atrativo a turistas e fortalezenses seu próprio equipamento de lazer. “As atrações musicais, as seis salas de cinema, a little city e o único boliche da cidade localizado aqui, contribuem para a atração dos dois segmentos de público”, garante Jacqueline Braga, executiva do Ambiente de Desenvolvimento, que aposta também na localização do empreendimento.

Segundo ela a projeção para o período é superar em 15% as vendas de 2005. Mas agora em dezembro as projeções são bem superiores. “Dezembro é a melhor data do varejo. Aqui chegamos a dobrar fluxo de visitantes nesse mês em função do Natal e do révellion. Se normalmente recebemos cerca de 1.200 pessoas, com certeza receberemos mais de dois milhões”, afirma a executiva.

ALOSHOP - Mais cauteloso, Abílio do Carmo, presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará (Aloshop), prevê crescimento bem menor. “Diante desse apagão aéreo, prefiro ficar com a média histórica de 3% a 5% de aumento nas vendas”, argumenta.

O líder da entidade, torce para que se concretizem as metas do Estado de trazer de 600 mil a 700 mil turistas ao Ceará nessa alta estação. “Se acontecer então podemos crescer mais nas vendas, mas prefiro não contar ainda com isso”, explica.

Ângela Cavalcante

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.