Semana Global do Empreendedorismo capacita para o ambiente digital

2020 é um ano no qual quem empreende é desafiado a incorporar o ambiente digital para manter a competitividade e garantir a sobrevivência dos negócios. Empreendedorismo feminino é um dos focos

Escrito por Sebrae-CE ,
Legenda: 19 de novembro: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
Foto: Divulgação

Mais de um em cada três brasileiros está à frente de uma atividade empreendedora ou envolvido na criação ou consolidação de um novo negócio. Esses são os dados mais recentes do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A taxa de empreendedorismo total no país foi de 38,7% no ano passado, uma das mais altas da série histórica de 20 anos. É nesse cenário que o Sebrae une-se a organismos de todo o mundo na capacitação de potenciais ou atuais empreendedores por meio de eventos on-line com a realização da Semana Global do Empreendedorismo.

A secretária executiva da diretoria do Sebrae/CE, Alice Mesquita, destaca a importância de ofertar esse tipo de conteúdo e investir na formação, voltada, inclusive, para a estratégia digital, de quem está se preparando para empreender ou já desenvolve esse tipo de atividade. “Toda a programação da Semana Global gira em torno das temáticas: inspirar aquelas pessoas que desejam montar um negócio próprio com histórias que inspiram e emocionam e capacitar as pessoas para gerirem seus negócios de forma mais ordenada”, explica Mesquita que é mestre em engenharia de produção e pós-graduada em consultoria para micro e pequenas empresas.

Especialmente em 2020, com os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, as estratégias dos empreendedores precisam contar com a presença digital, ressalta ela. “Toda a programação da semana global gira em torno da missão de inspirar aquelas pessoas que desejam montar um negócio próprio com histórias que contagiam e emocionam e capacitar as pessoas para gerirem seus negócios de forma mais ordenada”, ressalta. A programação é totalmente gratuita e on-line, explica, ressaltando, inclusive o espaço dado, no dia 19 de novembro, ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Pandemia

O Sebrae-CE se adaptou a buscar novas formas de fazer negócio e vem oferecendo oportunidades para que mais interessados possam adquirir esses conhecimentos. “Um dos pontos que têm surgido com frequência é o digital. Os empreendedores já vêm, em primeiro lugar, buscando estratégias justamente para vender pela internet ou montar algo que potencialize negócios nesse ambiente”, explica Alice Mesquita que considera que essa transformação no pensamento do empreendedor foi acelerada pela pandemia. “Era algo que a gente esperava que acontecesse no prazo de cinco anos. Por isso, temos como destaque os temas relacionados à transformação digital tão necessária nesse momento em que passamos”, justifica.

Legenda: Maria Alice: Transformação digital dos empreendedores acelerada pela pandemia.
Foto: Arquivo pessoal

Com 12 escritórios regionais e forte presença digital, o Sebrae colaborou para que empreendedores se preparassem para voltar a oferecer serviços com segurança mesmo durante a pandemia. Em julho de 2020 o número de usuários que acessou o Portal do Sebrae/CE chegou a 124,1 mil, o que representou crescimento de 16,6% frente a junho. Apenas de março a julho, o Sebrae/CE realizou 18.310 atendimentos na Central 0800, 4.071 no Converse Online e 5.664 pelo Whatsapp.

Caminho alternativo

Empreender é o caminho que muitos brasileiros já vêm adotando, especialmente num momento em que o mercado formal de trabalho vem reduzindo postos. Em números absolutos, estima-se que em 2019 houvesse 53,5 milhões de brasileiros (de 18 a 64 anos) à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A pesquisa de abrangência mundial possibilita uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora.

Serviço: Semana Global do Empreendedorismo. O evento com transmissão on-line e gratuita, ocorrerá até 22 de novembro. No Brasil, o movimento global já está em sua 12° edição. No dia 19 de novembro, o tema é empreendedorismo feminino. Toda a programação está disponível no www.sebrae.com.br ou no www.empreendedorismo.org.br

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados