Sebrae lança Programa Revita para fortalecer pequenos negócios na retomada econômica

Iniciativa vai abranger 47 segmentos entre os mais atingidos pela crise da pandemia.

Escrito por Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae ,
fechada
Legenda: Sebrae-CE: Revita vai ajudar desde a concepção de novos negócios até a reestruturação das empresas existentes.
Foto: Divulgação

No Ceará, 88% dos pequenos negócios apontaram redução das receitas provocadas pela pandemia, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Agora, para dar a volta por cima, esses negócios precisam se adaptar a uma nova realidade e reinventar a forma de empreender. Mas não estão sozinhos. Como forma de apoiar os pequenos empreendedores cearenses na retomada das atividades econômicas, o Sebrae-CE elaborou um programa que vai ajudar desde a concepção de novos negócios até a reestruturação das empresas existentes. Intitulado de Programa Revita, ele conta com um conjunto de soluções articuladas e integradas, voltadas ao apoio, orientação, capacitação, planejamento e desenvolvimento dos pequenos negócios, utilizando o portfólio de soluções disponíveis no Sebrae.

Dentro do Revita, cada empreendedor recebe soluções adaptadas para o estágio em que a empresa se encontra e pode participar ainda de trilhas de aprendizagem, jornadas de conhecimento, de orientação ao crédito, oficinas de planejamento e apoio à inovação e acesso a mercado.

Eixos
Todas as atividades do programa foram distribuídas em seis eixos estratégicos: inovação, reestruturação financeira, readequação do ambiente legal, mercado, gestão 4.0 e setor x território. Este último visa mapear as possibilidades em cada território, verificando quais os segmentos mais afetados e o que mais impactam no emprego e na renda.

A inciativa do Sebrae abrange 47 segmentos entre os mais atingidos pela crise, dentre eles mercearias e mercadinhos, lojas de vestuário, calçados, materiais de construção e varejo, bares e restaurantes, salões de beleza, pet shops, clínicas de saúde, academias, indústrias, oficinas, serviços de delivery e atividades da economia criativa.

Sebrae disponibiliza conjunto de protocolos para a retomada das atividades econômicas

O Revita iniciou suas ações apresentando aos pequenos negócios um conjunto de protocolos para a retomada das atividades econômicas. Tudo com base em informações oficiais para orientar os empreendedores sobre procedimentos que garantem a segurança e a saúde de trabalhadores, gestores e clientes. O objetivo é assegurar que a reabertura da economia aconteça de forma mais segura, evitando a propagação da pandemia.

Para cada atividade, o Programa disponibiliza de forma gratuita uma série de conteúdos, como vídeos, materiais para a sinalização nos estabelecimentos e e-books com orientações. Para conhecer os protocolos de cada segmento, basta acessar o site.

Independente do tipo de atividade, o momento, mais do que nunca, exige informação para que a retomada seja segura e consistente. Para o comércio, isso significa, principalmente, manter controles rígidos de higiene e atenção às seguintes recomendações:

-  Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato;

- Promova o distanciamento de 1,5m entre pessoas nas filas na entrada ou para o pagamento. Dica: utilize adesivos no chão para demarcação da distância mínima;

- Instale, se for possível, barreira de vidros nos caixas para ampliar ainda mais a distância e o contato entre colaborador e cliente;

- Informe a seus funcionários, contratados e clientes que qualquer pessoa que tenha tosse frequente ou febre (37,3° C ou mais) precisa permanecer em casa;

- Exiba placas de sinalização com estas orientações em seus locais de trabalho. Combine isso com outros canais de comunicação comumente usados em sua organização ou empresa;

- Adote procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool;

- Mantenha distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho;

- Limpe e desinfete os locais de trabalho e áreas comuns no intervalo entre turnos ou sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro. Reforce a limpeza de sanitários e vestiários;

- Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público;

- Receba fornecedores e/ou distribuidores em um local específico, de preferência em local e horário separado do atendimento ao seu público;

- Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores e distribuidores.

RODAPE

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados