Sebrae-CE apoia retomada dos negócios com orientações específicas a cada segmento

As recomendações fazem parte do Projeto Revita, que reúne 35 protocolos de abertura para 47 segmentos empresariais.

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Foto: Divulgação

Os protocolos de abertura para retomada das atividades empresariais são normativos essenciais para garantir a segurança necessária tanto dos colaboradores, quanto dos clientes, dos fornecedores e da continuidade das atividades de forma presencial. “A não observação das regras básicas que podem garantir a segurança e a saúde das pessoas poderá acarretar um retrocesso no processo de retomada das atividades, provocando um novo surto de contágios e um novo fechamento das empresas por parte das autoridades competentes”, comenta Reginaldo Lobo, Gerente de Competitividade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE).

Com o objetivo de garantir o funcionamento das empresas de forma segura a todos os envolvidos, os governos estaduais, os municipais e muitas entidades setoriais já estabeleceram seus protocolos. O Sebrae, em parceria e com base em todas essas informações e nas legislações atuais, já elaborou e disponibilizou 35 protocolos que beneficiam 47 segmentos empresariais. Tais ações são parte do Projeto Revita, iniciativa do Sebrae-CE para apoiar os pequenos empreendedores cearenses na retomada das atividades econômicas.

Para dar conta deste desafio, o Programa está estruturado em seis eixos estratégicos: inovação, reestruturação financeira, readequação do ambiente legal, mercado, gestão 4.0 e setor x território. Reginaldo Lobo, Gerente de Competitividade do Sebrae-CE, explica sobre cada um dos eixos propostos.

Diário do Nordeste: Dentro do Programa Revita, qual é a tônica do Eixo Gestão 4.0? 
Reginaldo Lobo: Nesse eixo, o Sebrae irá atuar na forma como as organizações interagem e trabalham de acordo com as expectativas dos clientes, de modo a satisfazer suas necessidades, através de uma boa experiência de compra. Nele, estão contempladas ações de elaboração de sistema e análise de dados, comunicação omnichannel, novos modelos de negócio, gestão de dados e ambiente digital.  

Qual é o resultado esperado com as ferramentas estruturadas para os empreendedores cearenses dentro do Eixo Gestão 4.0 no Projeto Revita? 
O objetivo é tornar os empreendedores mais competitivos para recuperar seus negócios após os impactos da pandemia de Covid 19. Desta forma, por meio de novas competências pessoais, relacionais, gerenciais, comerciais, técnicas e de liderança, possibilitar aos pequenos negócios buscarem alternativas a partir do fortalecimento de suas competências e características empreendedoras e imprimir novas atitudes para executar soluções que melhorem os resultados nos seus negócios.

Dentro do Programa Revitacomo o Eixo Reestruturação Financeira se destaca 
Os pequenos negócios, por natureza, já são predispostos às instabilidades financeiras, tendo em vista a baixa disponibilidade de reservas de capital para fazer frente aos imprevistos que possam ocorrer com as empresas. Diante da ocorrência da atual pandemia do COVID-19, que atingiu quase todos os segmentos empresariais, os pequenos negócios, em particular, foram muito afetados e se encontram precisando de orientações e de apoio financeiro para se reprogramarem e, em muitos casos, para se reerguerem. Por essa razão, se faz necessário, no Programa Revita - que se propõe a apoiar e a estimular a revitalização das micro e pequenas empresas -, a presença do eixo da Reestruturação Financeira como um pilar fundamental para esse propósito.

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Legenda: Reginaldo Lobo: planejar é fundamental a qualquer negócio, mas especificamente neste momento que as empresas estão vivenciando, torna-se uma questão essencial.

Como o Sebrae está estruturando a jornada de acesso a serviços financeiros para empreendedores? Qual a importância dessa ferramenta? 
A Jornada de Acesso ao Crédito Orientado foi estruturada pelo Sebrae a partir das características e das necessidades mais comuns em cada porte de empresa, começando inclusive pelo empreendedor informal que ainda está se preparando para formalização, seguindo para a categoria do MEI (Microempreendedor Individual), para a ME (Microempresa) até a EPP (Empresa de Pequeno Porte ou Pequena Empresa). Para cada categoria foram parametrizados serviços de diagnósticos, capacitações, consultorias e linhas de crédito disponíveis no mercado mais adequadas a cada porte e suas respectivas necessidades. Essa Jornada é uma ferramenta de grande relevância, tendo em vista que leva em consideração não somente o fornecimento de informações sobre o crédito, mas prioriza a orientação ao empresário para que ele possa tomar as melhores decisões à viabilidade e à sustentabilidade do seu negócio.

O que é o Fundo de Aval – FAMPE, dentro do Eixo Reestruturação Financeira do Projeto Revita? 
O FAMPE, Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas, tem um importante papel no Eixo da Reestruturação Financeira dentro do Projeto REVITA porque disponibiliza e ampara aqueles pequenos negócios com dificuldades em apresentar as garantias exigidas pelas instituições financeiras para a concessão do crédito. O FAMPE poderá garantir, de forma complementar, até 80% do valor da operação contratada pela empresa.

Neste momento, a questão do planejamento financeiro se torna de vital importância para o empreendedor? Como o Sebrae vai trabalhar esta ação no projeto Revita?
Com certeza, planejar é fundamental a qualquer negócio, mas especificamente neste momento que as empresas estão vivenciando, torna-se uma questão essencial para definir os rumos do negócio, inclusive a sua continuidade no mercado. Dentro do Eixo da Reestruturação, o planejamento financeiro será orientado desde o primeiro momento a partir do diagnóstico da empresa, passando pelas oficinas de orientações, consultorias e capacitações conforme sejam necessárias a cada empresa. Na Jornada, o empresário poderá customizar o seu atendimento conforme as suas necessidades.

De que forma vão acontecer as Rodadas de Negociação? Que benefícios elas poderão trazer e como o empreendedor pode participar da iniciativa
Em função do isolamento social, as rodadas de negociação de crédito estão acontecendo de forma virtual, na plataforma Teams. Os principais benefícios das rodadas são a aproximação dos pequenos negócios às diversas fontes de crédito, para melhor avaliarem quais são as mais adequadas às suas necessidades e condições. Os empreendedores interessados nas rodadas deverão procurar os escritórios regionais do Sebrae conforme sua localização no estado para conhecerem a programação dos eventos na sua região.

Dentro do Programa Revita, qual é a importância do Eixo da Inovação?
Esse Eixo com foco no mercado é um pilar de sustentação do processo de revitalização dos pequenos negócios. Uma parcela considerável dos empreendimentos de pequeno porte nasce por necessidade, e não por oportunidade, e apresentam baixo investimento em conhecimento técnico e gerencial, inovação e tecnologia. Essa situação coloca esses pequenos negócios em desvantagem competitiva no mercado. Portanto, se faz necessário e urgente o avanço nesse aspecto para que os pequenos negócios tenham longevidade e rentabilidade suficientes para crescerem e evoluírem de porte conforme o crescimento do seu faturamento anual.

De que forma a capacitação tecnológica poderá impactar dentro do Eixo Inovação?
A capacitação e as consultorias tecnológicas são ações de inovação de fundamental importância para impulsionar o desenvolvimento e a modernização dos pequenos negócios. Com a implantação de boas práticas, novas tecnologias, novos métodos nas empresas e melhorias nos processos, produtos e serviços e com a criação e o lançamento de novos produtos e serviços, espera-se atingir um novo patamar na performance e no desempenho dos pequenos negócios na economia estadual.

Por que o apoio às startups será importante dentro do Eixo Inovação do projeto Revita?
Fomentar o segmento das startups é muito importante porque elas são focadas, prioritariamente, nas novas tecnologias, nas metodologias ágeis e na escalabilidade dos negócios. Além disso, trazem muita inovação para o mercado, estimulando o empreendedorismo local e o surgimento de pequenos negócios disruptivos e inovadores.

Em relação ao E-Commerce, o que o Sebrae está estruturando e de que forma planeja trabalhar dentro do projeto Revita?
O comércio eletrônico já era uma realidade muito forte no Brasil e agora, com a pandemia, os pequenos negócios perceberam no E-Commerce uma alternativa para se manterem ativos no mercado e com a empresa funcionando e comercializando seus produtos e serviços. O Sebrae, além dos cursos online gratuitos que capacitam os empreendedores nesse tema, disponibiliza no Eixo da Inovação as consultorias Sebraetec para inserção no mercado digital, para criação e implantação de lojas virtuais, de forma subsidiada para as empresas interessadas.

"Uma parcela considerável dos empreendimentos de pequeno porte nasce por necessidade, e não por oportunidade, e apresentam baixo investimento em conhecimento técnico e gerencial, inovação e tecnologia. Essa situação coloca esses pequenos negócios em desvantagem competitiva no mercado. Portanto, se faz necessário e urgente o avanço nesse aspecto." Reginaldo Lobo

Dentro do Programa Revita, qual é a importância do Eixo Mercado?
Esse Eixo é o norteador para a continuidade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. É a partir da análise do mercado atual da empresa e do potencial de mercado que ela poderá atingir que as demais decisões gerenciais deverão ser tomadas, tais como, as necessidades de inovação em processo, produtos e serviços, a necessidade de investimento financeiro na empresa, até a revisão ou a reformulação do modelo de negócio, se assim apontarem as novas tendências do mercado.

Em relação à orientação ao mercado, o que já existe definido pelo Sebrae? Como essa ferramenta vai funcionar e que benefícios pode trazer ao empreendedor?
A orientação ao mercado ocorre por meio das capacitações e das consultorias especializadas para mercado, conforme necessidade diagnosticada na empresa, bem como das orientações dos especialistas no chat de atendimento on line do portal www.ce.sebrae.com.br, pelo whatsapp (85) 98139.0634 e de forma presencial nos Pontos de Atendimento do Sebrae de cada região (conforme autorização dos órgãos competentes).

Sobre os Canais de Comercialização, qual a importância dessa ferramenta no Projeto Revita? Como o empresário micro, pequeno e médio poderá se beneficiar?
A definição dos canais de comercialização mais adequados à empresa é fator decisivo para que ela possa alcançar de forma efetiva o seu público alvo. Especialmente agora que estão se consolidando as novas tendências de consumo, os empresários precisam se adaptar e decidir tanto sobre os seus formatos de comercialização presencial e digital como sobre a sua logística de entrega de produtos e serviços. Os interessados deverão procurar orientações, capacitações e consultorias na área de mercado pelos mesmos canais de atendimento citados anteriormente.

Saiba mais
Todos os documentos estão disponíveis na página www.sebrae.com.br/retomada, na qual se encontra um vídeo explicativo, um e-book com todas as orientações detalhadas, um check list que norteia a gestão das principais medidas que precisam ser tomadas, gerenciadas e controladas pela empresa e uma placa que pode ser impressa e afixada na empresa informando que a mesma tem conhecimento de todas as normas e orientações dos protocolos de segurança.

Protocolos já estabelecidos:
1) Varejo - Mercearias, Minimercados e Supermercados;
2) Varejo - Lojas de Rua, Lojas de Shopping;
3) Varejo – Feiras Livres;
4) Alimentação – Panificadoras e Confeitarias;
5) Alimentação – Bares, Restaurantes e Lanchonetes;
6) Alimentação – MEI Alimentação;
7) Beleza – Salões de Beleza, Barbearias, Maquiadores e Clínicas de Estética;
8) Moda – Lojas de Vestuário, Lojas de Calçados, Lojas de Acessórios e Atacarejo;
9) Negócios PET – Negócios PET;
10) Saúde e Bem-Estar – Academias de Ginástica;
11) Saúde e Bem Estar - Clínicas de Saúde;
12) Saúde e Bem Estar – SPA;
13) Saúde e Bem Estar – Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI;
14) Construção Civil – Lojas de Materiais de Construção;
15) Construção Civil – Indústria da Construção;
16) Construção Civil – Lojas de Móveis;
17) Construção Civil – Indústria do Mobiliário;
18) Construção Civil – Escritórios de Arquitetura e Projetos;
19) Turismo – Meios de Hospedagem;
20) Turismo – Turismo em Áreas Naturais;
21) Turismo – Agências de Turismo;
22) Turismo – Turismo de Negócios e Eventos;
23) Artesanato – Artesanato;
24) Automotivo – Oficinas de Automóveis;
25) Logística e Transportes – Serviços de Delivery;
26) Logística e Transportes – Transporte por Aplicativos;
27) Logística e Transportes – Transporte Escolar; 
28) Logística e Transportes – Transporte de Cargas - Fracionadas;
29) Logística e Transportes – Transporte de Cargas - Rodoviário;
30) Indústria – Indústria de Base Tecnológica e Energia;
31) Economia Criativa – Eventos Culturais;
32) Economia Criativa – Games; 
33) Economia Criativa – Audiovisual;
34) Serviços Educacionais – Cursos Livres;
35) Serviços Educacionais – Escolas.

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