Restaurantes no Ceará poderão ter até 10 pessoas por mesa a partir deste sábado (16)

Mudança foi indicada em novo decreto estadual, que também ampliou horário de funcionamento dos estabelecimentos

Mesa de restaurante vista de cima com vários pratos e pelo menos oito pessoas ao redor
Legenda: São permitidas, até este domingo (17), até oito pessoas por mesa nos estabelecimentos
Foto: Shutterstock

Restaurantes no Ceará poderão receber, a partir deste sábado (16), até dez pessoas por mesa. A mudança foi indicada em novo decreto com medidas de isolamento social do Governo do Estado, publicado hoje. 

[Atualização às 15h53, do dia 16/10/2021] O Diário do Nordeste noticiou anteriormente que as medidas deste decreto valeriam a partir de segunda-feira (18). A informação estava errada e foi corrigida. As definições já valem a partir deste sábado (16). 

O novo decreto também prevê ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, que podem abrir das 8h às 3h, assim como as barracas de praia. Todos devem observar as regras de protocolos sanitários previstas para o setor de alimentação fora do lar.

A exceção fica para estabelecimentos localizados em shoppings, os quais podem funcionar a partir das 10h.

As definições deste decreto valem até o dia 31 de outubro.

Medidas sanitárias

Conforme o texto, restaurantes e hotéis devem ainda restringir o atendimento a consumo no local ou para viagem, sem permitir que pessoas fiquem em pé. A medida vale inclusive na área de calçada do estabelecimento, a qual também não pode conter fila de espera.

No caso de haver fila, o Governo estipula a utilização de esperas eletrônicas. Além disso, a gestão estadual incentiva que os empreendimentos do setor busquem o Selo Lazer Seguro, emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Outras mudanças

Além dessas mudanças, o Governo do Estado liberou a presença do público em eventos esportivos profissionais de todas as modalidades a partir deste sábado. Até então, apenas jogos de futebol estavam autorizados a receber torcedores.

A capacidade de torcida liberada também mudou, passando de 10% a 30% do total, conforme antecipado pelo governador Camilo Santana (PT) nesta sexta-feira (15). A partir do próximo sábado (23), a liberação será ampliada para 50% da capacidade.

Os torcedores devem estar com esquema vacinal completo contra a Covid-19. Para tal, o interessado deve apresentar o cartão de vacinação contra o coronavírus ou registro das doses no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, junto a um documento oficial de identificação com foto.

Eventos sociais podem ter até 500 pessoas em locais abertos e 300 em áreas fechadas.

Já os eventos corporativos podem contar com até 700 participantes quando realizados em locais abertos, e 600 em ambientes fechados. 

O novo decreto estadual prevê, também, que:

  • Igrejas podem funcionar com capacidade total
  • Cinemas, shoppings e lojas de rua poderão ter até 80% da capacidade.
Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios