Quatro operadoras disputam novo leilão do 4G

Frequência de 700 MHz está sendo licitada na manhã desta segunda-feira (30) e recebeu propostas de Algar Celular, Claro, Telefonica e TIM

Escrito por Armando de Oliveira Lima ,

De olho no mercado que podem ganhar ao ampliar o sinal da quarta geração de telefonia celular (4G) pelo Brasil, quatro operadoras disputam na manhã de hoje a frequência de 700 MHz ofertada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao todo, são quatro lotes de 10 MHz, nos quais o Ceará está incluído, e mais dois regionais, que estão sendo disputados por Algar Celular, Claro, Telefónica e Tim. Ao todo, o certame deve render R$ 8,2 bilhões aos cofres públicos.

De imediato, o leilão não influencia em nada a vida dos usuários de celular, pois a data de início de operação é 2015 em algumas cidades do Sul, enquanto que no Ceará o novo 4G só poderá a ser operado a partir de 30/julho de 2017, quando o sinal analógico de TV deixa de ser operado no Estado. No entanto, a possibilidade de usar esta nova faixa aumenta a capacidade de sinal das operadoras a um custo bem menor que a frequência de 2,5 GHz utilizada atualmente.

Ampliação da internet no Interior

De acordo com a Anatel, a partir desta nova frequência, "será possível levar telefonia móvel de quarta geração e internet em banda larga de alta capacidade inclusive às áreas rurais a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias.

Com a entrada do sinal 4G, a TV aberta utilizada hoje será transmitida em uma outra frequência, dando lugar apenas ao sinal digital para a transmissão das emissoras em todo o Brasil.

Como funciona

Pelas regras estabelecidas pela Anatel, será proposta a licitação de blocos de 10 MHz cada, em primeira rodada, "cabendo aos vencedores arcar com os custos de medidas necessárias para a superação de eventuais interferências prejudiciais em relação à TV Digital,bem como com aqueles decorrentes da redistribuição dos canais de TV e RTV (retransmissoras).

O leilão pode ser acompanhado ao vivo no site da Anatel.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.