Quase metade dos brasileiros não usam cheque pré-datado

Segundo o levantamento, 47,5% dos consumidores que possuem cheque nunca utilizam essa forma de pagamento da modalidade pré-datada

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O cheque pré-datado, velho conhecido dos brasileiros, encontra-se em desuso. É o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas  (CNDL). Segundo o levantamento, 47,5% dos consumidores que possuem cheque nunca utilizam essa forma de pagamento da modalidade pré-datada.

Esse percentual aumenta ainda mais entre os residentes das capitais (57,6%) enquanto diminui na comparação com os moradores do interior (38,3%). Os principais motivos para a baixa utilização do uso do cheque pré-datado são a preferência pelo cartão de crédito na hora de parcelar devido à maior segurança (35,8%), a falta de praticidade (24,8%) e a preferência pelo pagamento à vista (19,5%).

Já entre os brasileiros que usam o cheque pré-datado, para quatro em cada dez (38,6%) ter um prazo maior para o pagamento é a principal justificativa, seguida de poder fazer compra mesmo quando não tem dinheiro (16,6%) e poder parcelar as compras (12,0%).

Roupas e eletrodomésticos são os principais produtos comprados com cheques, mencionados por 22,9% e 19,1% respectivamente, seguidos por produtos alimentícios (17,9%) e eletroeletrônicos (15,2%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.