Praticamente estável, setor de serviços cresce 0,1% no Ceará

Os serviços prestados às famílias caíram 7% ante junho de 2015.

Escrito por Redação Diário do Nordeste,

Negócios

Com crescimento tímido, o setor de serviços no Ceará cresceu 0,1% em junho ante maio, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho ante igual mês do ano anterior, houve recuo de 2,2%.

No semestre, o setor de serviços do Estado caiu 0,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve retração de 2,9%. O setor de serviços prestados às famílias caiu 7% ante junho de 2015.

Atividades turísticas

No Ceará, as atividades turísticas tiveram variação de 1,2% em junho ante maio e avanço 1,6% em junho ante igual mês de 2015.

Brasil

No Brasil, o volume de serviços teve uma queda de 0,5% em junho deste ano ante maio. Quatro das seis atividades de serviços registraram queda, com destaque para outros serviços (-1,5%). Os outros recuos foram observados nas categorias de atividades turísticas (-0,6%), serviços prestados às famílias (-0,5%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%).

 

Duas atividades tiveram alta em junho, na comparação com maio: informação e comunicação (0,2%) e transportes, serviços auxiliares de transportes e correio (0,1%).