Pós-Graduação da Unifor é diferencial para se alcançar o sucesso

Agora digital, Revista da Unifor traz um panorama dos cursos de pós-graduação da Universidade de Fortaleza. Publicação pode ser acessada no site do Diário do Nordeste.

Escrito por Universidade de Fortaleza (Unifor) ,
pós-unifor
Legenda: A filosofia "Líderes que Transformam", adotada pela Pós-Unifor, foi reconhecida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) em 2019, confirmando sua excelência e metodologia eficaz.
Foto: Ares Soares

Na visão dos especialistas em mercado de trabalho, ter uma pós-graduação no currículo é um diferencial para se alcançar o sucesso. Em qualquer área de atuação, o profissional que se aprofunda em seus conhecimentos está mais perto de realizar seus objetivos e contribuir para o bem-estar da sociedade. Com essa visão, a Universidade de Fortaleza (Unifor) consolida cada vez mais seus cursos de Pós-Gradução Lato Sensu e Stricto Sensu, aprimorando a formação de milhares de pessoas a cada ano. A Revista da Unifor, agora virtual, está disponível no site do Diário do Nordeste, apresentando um panorama completo desses cursos e ajudando nas escolhas dos futuros alunos.

"Pesquisas mostram que quando a pessoa tem um grau superior e continua a estudar, tem mais chances de melhorar o salário e a atuação no mercado de trabalho em geral. Primeiro, porque continua se atualizando e se conectando com pessoas, ampliando a rede de relacionamentos. Além disso, segue estimulada a resolver problemas, desenvolvendo projetos e aprimorando as habilidades que o mercado está precisando, dentro da empresa em que trabalha ou para conseguir ingressar no mercado. Por isso, ter uma pós-graduação no currículo faz diferença", afirma a professora Lilia Sales, Vice-Reitora de Pós-Graduação da Unifor.

lilia sales
Legenda: Lilia Sales, Vice-Reitora de Pós-Graduação da Unifor: aluno da Unifor, ao invés de apenas escrever projetos teóricos, observa um problema e desenvolve uma solução para a sociedade.
Foto: Ares Soares

A professora Beatriz Rosa, chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Fortaleza, explica que um dos principais objetivos é a formação de líderes que transformam, "profissionais estimulados a desenvolverem as habilidades mais importantes para o mercado de trabalho do século 21, que são principalmente habilidades comportamentais, mas também, envolvê-los em atividades que mostrem a importância de se ter uma perspectiva global e o poder que eles têm de mudar o mundo para melhor", define. "A filosofia adotada pela Pós-Unifor, 'Líderes que Transformam', foi reconhecida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) em 2019, confirmando sua excelência e metodologia eficaz dentro e fora das salas de aula", afirma Beatriz Rosa.

A professora Teresa Gláucia, chefe da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifor, destaca a tradição da Universidade na formação de profissionais qualificados. "A pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza oferta cursos desde a década de 1990. Alguns deles foram pioneiros no Ceará, como o mestrado e o doutorado em Psicologia, os primeiros cursos de pós-graduação da área na região", relata. "Os cursos mais tradicionais são os cinco Programas (mestrado e doutorado): Administração, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva", detalha. "Os mais recentes são o mestrado em Ciências Médicas e cinco cursos de mestrado profissional: Administração de Empresas, Ciências da Cidade, Direito e Gestão de Conflitos, Odontologia e Tecnologia e Inovação em Enfermagem", relata a docente. "Esses últimos são inovadores pelas áreas e problemáticas que abordam, bem como pelas experiências que possibilitam aos alunos", observa.

Diferencial

Lilia Sales explica que o profissional que escolhe fazer um curso de pós-graduação na Universidade de Fortaleza pode agregar à sua formação três pilares diferenciados. "A metodologia 'Líderes que transformam' trabalha as habilidades do século 21, ou seja, estimula a capacidade de resolver problemas, de criar, de ter flexibilidade cognitiva, de trabalhar em equipe e de gerir pessoas. São habilidades adotadas pelo Fórum Econômico Mundial e por muitas empresas multinacionais. O segundo pilar é a qualificação técnica de excelência, com profissionais do mercado e professores do Brasil inteiro, em uma grande rede de relacionamentos", explica. "O terceiro pilar é que os alunos aprendem a interferir em problemas da sociedade, respondendo a uma demanda existente, em uma empresa, em um setor, uma ONG, ou na sociedade civil. Dessa forma, ao invés de o aluno apenas escrever trabalhos de conclusão de curso ou projetos teóricos, ele observa um problema e desenvolve uma solução. Isso o ajuda a conectar pessoas, a ser criativo e a contribuir com a sociedade", detalha a professora.

revista unifor

A edição digital da Revista da Unifor traz um guia completo sobre os estudos de Pós-Graduação. No total, são quase 90 cursos, entre mestrados (acadêmicos e profissionais), doutorados, especializações e MBAs. Os cursos estão com inscrições e pré-inscrições abertas. Para conhecer um pouco mais sobre eles, clique aqui.

De acordo com a Vice-Reitora de Pós-Graduação da Unifor, ter a Revista da Unifor hospedada no site do Diário do Nordeste traz maior visibilidade para o trabalho e beneficia toda a sociedade. "Eu sempre digo que a produção do conhecimento tem sentido quando é compartilhada, quando aquela pesquisa pode transformar positivamente a vida das pessoas, das empresas, da sociedade em geral. Uma parceria como essa, traz essa amplitude, pois as pessoas estão estudando, buscando inovações, e a publicação pode ser compartilhada com um maior número de pessoas, fortalecendo a democratização do conhecimento", finaliza Lilia Sales.

Acesse a Revista da Unifor no site do Diário do Nordeste e saiba mais sobre a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza.

rodapé unifor

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados