Pista de novo aeroporto em Natal pode 'afundar' e deve ser fechada em breve

A poucos dias para o leilão de quatro aeroportos, incluindo o de Fortaleza, o episódio foi interpretado por fontes da iniciativa privada como demonstração dos riscos envolvidos em concessões de infraestrutura

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Com problemas graves em sua base, a pista do novo aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, deverá ser fechada em breve para uma reforma estrutural e corre o risco de "afundar" se a falha não for corrigida, segundo técnicos e autoridades do setor. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

A reforma da pista deve durar alguns meses. Enquanto isso, pousos e decolagens serão realizados pela pista de taxiamento das aeronaves, que não possui o mesmo balizamento e também não permite operações noturnas. Assim, há a possibilidade de redução dos voos no aeroporto de Natal. A reforma da pista, se for aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), terá que ser bancada pela própria concessionária. A pista foi inaugurada oficialmente há cerca de três.

Mais do que um episódio isolado, o fato ocorrido em Natal foi interpretado por fontes da iniciativa privada como uma demonstração dos riscos envolvidos em concessões de infraestrutura. Isso a poucos dias da realização dos leilões de concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis, marcado para a próxima quinta-feira (16), na BM&FBovespa, em São Paulo.

No caso do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o valor mínimo de outorga está estimado em R$ 1,4 bilhão, tendo a concessionária que desembolsar 25% do valor à vista mais o ágio, montante adicional cobrado sobre a operação financeira. Mas a empresa terá cinco anos de carência para começar a pagar o restante da dívida, de forma parcelada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.