Pessimismo com mercado imobiliário diminui no primeiro trimestre

O percentual de compradores em potencial que classificava os preços atuais como "caros ou muito caros" recuou de 78% para 73% dos respondentes

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Entre o final de 2015 e o início de 2016, o percentual de compradores em potencial - ou seja, com pretensão de adquirir imóveis nos próximos três meses - que classificava os preços atuais como "caros ou muito caros" recuou de 78% para 73% dos respondentes. Os dados são do Raio-X FipeZap do primeiro trimestre de 2016.

Entre os que compraram imóveis recentemente, 57% enxergavam os preços "caros ou muito caros", mostrando queda em comparação com os 64% registrados no fim de 2015.

Este foi o segundo trimestre consecutivo com redução no percentual dos respondentes com pretensão em comprar imóveis que acreditavam em queda de preços nos 12 meses seguintes. Com isso, os entrevistados se mostram divididos: 56% acreditam em redução dos preços e 44% esperam que os preços ao menos acompanhem a inflação.

Ainda assim, os resultados indicam que o momento geral do mercado imobiliário permanece desafiador. É o caso, por exemplo, do percentual médio de descontos nos últimos 12 meses, que atingiu no presente trimestre o maior patamar da série histórica: 9,3%.

Além disso, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial também registrou seu menor valor desde o início da pesquisa: 39% no acumulado em 12 meses.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.