Pesquisa mapeia impactos da pandemia para jovens

O questionário foi desenvolvido e será analisado por uma comissão de jovens que simula a abrangência da realidade dos brasileiros; resultado deve ser divulgado no começo de junho.

Legenda: Pesquisa pretende analisar quais os impactos da pandemia na vida dos jovens
Foto: foto: Natinho Rodrigues

Entender como a pandemia está afetando a vida dos jovens brasileiros é o objetivo da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19), promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O formulário já está disponível desde 15 de maio e segue até o dia 26, para pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

Em parceria com Em Movimento, Visão Mundial, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social e UNESCO, a pesquisa tem o objetivo de ouvir jovens de regiões, vivências e realidades sociais diversas e apresentar como eles veem as consequências da pandemia em suas vidas e na sociedade.

Outro objetivo da pesquisa é articular um processo que torne os jovens protagonistas, por isso o formulário utiliza a metodologia Perguntação, que envolve o público alvo em todas suas etapas.

Um grupo de 20 jovens de diferentes regiões e realidades, se reuniu virtualmente para conversar sobre esse tema e elaborar as questões. Esse mesmo grupo vai voltar a contribuir com o projeto durante a coleta de dados e análise dos resultados.

O questionário incentiva os respondentes a relatarem como se sentem em relação às medidas de saúde pública e contenção da pandemia, seus efeitos na educação, saúde e bem-estar, trabalho e renda, comunicação e informação.

São 47 perguntas e leva aproximadamente 20 minutos para ser respondido através do link. Pede aos participantes algumas informações sobre sua origem e perfil socioeconômico, mas não exige identificação. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para ocorrer no início de junho.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios