Pandemia: Sesa faz mais de mil fiscalizações e interdita dez estabelecimentos

Apenas na segunda fase da retomada, a Secretaria de Saúde do Estado realizou 1.064 fiscalizações educativas em Fortaleza em praças de alimentação, shoppings, supermercados e estabelecimentos de saúde

Legenda: Com caráter educativo, fiscalizações avaliam como os estabelecimentos estão lidando com questões sanitárias
Foto: José Leomar

Dez estabelecimentos foram interditados pelo não cumprimento das normas estabelecidas para a retomada das atividades econômicas no Estado em função da pandemia da Covid-19, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Apenas na segunda fase da retomada, a Secretaria realizou 1.064 fiscalizações educativas em Fortaleza em praças de alimentação, shoppings, supermercados e estabelecimentos de saúde. As inspeções seguem na terceira fase do Plano, iniciada nesta segunda-feira (6).

"Na segunda fase, priorizamos o retorno dos restaurantes de forma presencial e voltamos aos estabelecimentos em que já havíamos ido na primeira etapa, para ver se continuavam seguindo as orientações e o decreto. Tivemos que interditar cautelarmente cinco locais pelo não cumprimento das normas de Covid-19”, explicou Jane Cris Cunha, orientadora da Célula de Fiscalização e Inspeção de Serviços de Saúde da secretaria. Os outros cinco interditados foram na primeira fase da retomada.

Os fiscais da Sesa analisam condições sanitárias, número de funcionários, demarcações de distanciamento e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os estabelecimentos fiscalizados devem seguir as medidas de prevenção para garantir a segurança dos funcionários e dos consumidores, a fim de evitar o surgimento de novos casos de coronavírus.

Isolamento Social

Apesar da reabertura de alguns segmentos, o isolamento social decretado pelo Governo do Ceará - defendido por autoridades de saúde - para conter a pandemia, segue sem alterações.  “Nós precisamos nesse momento reforçar as medidas de prevenção e controle, o uso de máscaras, a lavagem das mãos. As pessoas devem entender que, apesar de estar acontecendo a retomada, não significa que o problema não existe e você pode sair. Tem que haver consciência e, se possível, fique em casa”, reforça Jane Cris Cunha.

Em todo o estado já são 24.845  casos confirmados da Covid-19, com 6.512 mortes, de acordo com  a plataforma IntegraSUS, atualizada às 8h57 desta terça-feira (7). O total de pacientes recuperados chega a 99.174. Fortaleza lidera os índices do novo coronavírus e contabiliza 37.253 diagnósticos positivos e 3.389 mortes em decorrência da infecção. 

Aeroportos

Além das fiscalizações em estabelecimentos comerciais e afins, a Sesa tmbém implantou a fiscalização nos aeroportos de Fortaleza e Juazeiro do Norte, com aferição de temperatura dos passageiros e tripulantes a fim de detectar possíveis alterações que indiquem a presença do coronavírus. Durante asegunda etapa a Sesa aferiu a temperartura de 42.512 pessoas em 175 voos no Aeroporto Internacional Pinto Martismn, na capital cearense.