Operadoras de cartão de crédito são campeãs de reclamação

De acordo com ranking divulgado pelo Procon Fortaleza, empresas telefonia fixa e móvel, bancos e de TV por assinatura também lideram as reclamações

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

As operadoras de cartão de crédito foram as que mais receberam reclamações de consumidores no ano passado, conforme levantamento divulgado pelo Procon Fortaleza. Foram 1433 reclamações cadastradas, o equivalente a 14,84% do número total de atendimentos. 

Além das operadoras, também aparecem na lista empresas de telefonia fixa (11,43%), telefonia celular (8,29%), TV por assinatura (6,2%) e banco comercial (6,05%). Completam o ranking empresas de telefone/celular (5,45%), energia elétrica (4,4%), notebook/informática (4,03%), financeira (2,89%) e eletrônicos (2,75%)

Acesse aqui o ranking completo.

O órgão ressalta que nem todo atendimento resulta em reclamação fundamentada, que é a abertura de processo administrativo contra as empresas. Muitas vezes, o problema é resolvido antes mesmo de tornar-se um processo, possibilitando maior agilidade e menos transtorno para as partes.

Atendimentos
 
Em 2015, foram registrados 17.162 atendimentos, um aumento de 15% em relação a 2014, quando foram contabilizados 14.579 reclamações. Do total, pelo menos 4.020 resultaram em reclamação fundamentada, que é o quantitativo utilizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça para a elaboração do ranking. 
 
Das 4.020 reclamações fundamentadas, 2.323 foram resolvidas em audiência de conciliação, o que confere um percentual de 58% de resolutividade. No restante (1.697), não ocorreu acordo entre as partes.
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