Obter crédito é desafio a ser vencido pelos empreendedores

Jornada de Crédito, oferecida pelo Sebrae-CE, orienta micro e pequenos empresários para conseguirem apoio na continuação dos negócios.

CREDITO
Foto: Divulgação

Um dos pontos mais delicados para quem pretende abrir um negócio ou incrementar um empreendimento já existente é a obtenção de crédito – principalmente no contexto atual, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Os especialistas observam que o crédito é essencial para que as empresas honrem seus compromissos de curto e médio prazos, com foco no capital de giro, aspecto essencial para que consigam sobreviver. Para ajudar os empreendedores cearenses nessa questão, o Sebrae-CE estruturou a Jornada de Crédito, com todas as orientações necessárias sobre o tema. "A Jornada de Crédito é uma trilha que prepara o empreendedor para tomar a melhor decisão de crédito para o seu negócio. O papel do Sebrae é prestar orientação aos empreendedores no sentido de deixá-los melhor preparados para acessar o crédito", explica Silvio Moreira Barbosa, Analista técnico do Sebrae-CE.

silvio
Legenda: Silvio Moreira Barbosa: regras das instituições financeiras para concessão são rígidas e muitas empresas não estão de alguma forma preparadas para atender a essas exigências.
Foto: Divulgação

Silvio explica que a importância de obtenção do crédito ganhou destaque nessa época de retomada das atividades econômicas. "Com a redução de receitas por conta do isolamento social, muitas empresas solicitaram crédito junto aos bancos e outras instituições financeiras, principalmente com foco em capital de giro. Para muitas empresas, principalmente as pequenas, o crédito é a única opção para superar esta crise, visto que o faturamento diminuiu e as contas continuam tendo que ser pagas", pondera o especialista.

Desafio
Mas se o crédito é um aspecto tão importante, porque ainda é um entrave para a abertura e a manutenção dos empreendimentos? "O acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios ainda é um desafio, pois as regras das instituições financeiras para concessão são muito rígidas e muitas empresas não estão de alguma forma preparadas para atender a essas exigências", analisa  Silvio Moreira Barbosa.

Portanto, o Analista técnico do Sebrae-CE ressalta que é muito importante que o empresário se informe sobre as exigências técnicas para obter crédito para o seu negócio. "Em geral, as pequenas empresas apontam quatro dificuldades principais no acesso ao crédito: 1) taxas de juros altas; 2) burocracia por parte dos bancos; 3) exigência de garantias; 4) prazos de carência e amortização muito curtos", enumera. "Visando solucionar estas dificuldades, é preciso que as empresas se preparem para acessar o crédito, desde a análise financeira de seu negócio até a coleta das informações de opções de crédito disponíveis no mercado e de que forma esta decisão vai impactar no futuro do meu negócio", orienta Silvio Moreira Barbosa.

Para saber mais a respeito da Jornada de Crédito e todas as informações necessárias, o empreendedor deve procurar o Sebrae-CE por meio do telefone 0800.570.0800. "A vantagem em participar da Jornada de Crédito é avaliar as opções de mercado disponíveis e se preparar para tomar um crédito de maneira consciente. Crédito é como remédio: deve ser tomado na medida certa, nem mais e nem menos que o necessário", conclui Silvio Moreira Barbosa, Analista técnico do Sebrae-CE.

Saiba mais
Entre em contato com o Sebrae, pelo telefone: 0800.570.0800