Obras do túnel da Estação Chico da Silva devem iniciar em março de 2015

O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações, com 13km de extensão, atendendo 400 mil usuários por dia

Escrito por Redação ,

As obras de abertura do emboque (entrada do túnel), nas proximidades da Estação Chico da Silva, na Linha Leste do metrô, deverão entrar em operação em março do próximo ano. É por essa passagem que entrarão as tuneladoras 1 e 2 para a implantação dos túneis pré-fabricados de concreto. 

O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Colégio Militar, Luiza Távora, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos do Ceará (CEC) e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. 

A previsão é de que a Linha Leste atenda 400 mil usuários por dia, quando integrada com os demais meios de transporte, em viagens com percurso de 17 minutos.

Andamento das obras

Na estação Edson Queiroz, localizada na avenida Washington Soares, as escavações já foram iniciadas. O edital para a aquisição de sistemas de controle e material rodante está em fase de licitação.

Na construção da estação Nunes Valente, localizada no cruzamento da rua Nunes Valente com a avenida Santos Dumont, na Aldeota, já foi colocado um muro de proteção para a realização dos trabalhos de demolição das edificações.

A estação Colégio Militar, na avenida Santos Dumont, também está em obras.

Linha Leste 

A Linha Leste do metrô terá 13 km de extensão, sendo 12 km subterrâneos e 1 km em superfície. A linha, a ser implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), será operada com trens elétricos. O orçamento de R$ 3,25 bilhões já tem recursos  garantidos. Os trabalhos devem ficar prontos em cinco anos.

Trajeto  

O trajeto da Linha sairá do Centro, seguindo a calha da Avenida Santos Dumont, passando pelo terminal Papicu, onde ocorrerão as integrações com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e terminal de ônibus do Papicu.

O percurso continuará pela área do HGF e Cidade 2000, passando por baixo do Rio Cocó em direção à Estação Bárbara de Alencar. Do bairro Edson Queiroz, segue sob a Avenida Washington Soares, atendendo ao CEC, Fórum e universidades próximas. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.