Número de turistas estrangeiros cresce nos primeiros meses do ano

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de 7 dias

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Fortaleza recebeu, nos quatro primeiros meses do ano, 31.761 desembarques de passageiros internacionais no Aeroporto Pinto Martins, de acordo com a Infraero. No ano passado, o mesmo período registrava a chegada de 31.398 turistas internacionais. Comparando os números deste ano com os de 2012, quando foram, no período de janeiro a abril, 25.884 desembarques, há crescimento de 22% no número de turistas estrangeiros.

Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, os números são frutos das ações que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando. Além da melhoria na infraestrutura da cidade, a Secretaria Municipal de Turismo vem promovendo o destino no exterior.

“Em 2015 realizamos workshops em mais de oito países. Já na semana passada estivemos na Argentina, percorrendo as três maiores cidades do país. Além de Buenos Aires, recepcionamos agentes de viagem e operadores das cidades de Córdoba e Rosário. Ao todo foram cerca de 250 profissionais que receberam nossa capacitação e participaram das rodadas de negociações com os hoteleiros do Ceará”, ressalta Erick.

Em parceria com a Setur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ce) e Gol Linhas Aéreas, agentes e operadores da Argentina receberam informações sobre os principais pontos turísticos e atrativos da cidade, além do calendário de eventos, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.

O objetivo é aumentar o fluxo de turistas argentinos na capital e pleitear uma nova frequência do voo direto Fortaleza – Buenos Aires. Atualmente a média de ocupação do voo é de 85%. De acordo com o Mtur, a Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2015. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de 7 dias. 

“Já estamos organizando uma próxima ação para agosto deste ano em Bogotá, na Colômbia. Os levantamentos mostram que o turista estrangeiro deixa quase duas vezes mais renda para nossa cidade”, enfatizou Erick.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.