Número de consumidores endividados cai em Fortaleza

O resultado veio 1,1 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de novembro

Escrito por Redação ,

Mesmo estando em um período em que tradicionalmente os fortalezenses consomem mais, devido às datas comemorativas no fim de ano, o número de pessoas endividadas diminuiu. Em dezembro, foi registrado que 70,6% dos consumidores da capital cearense possuíam algum tipo de dívida, de acordo com Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). 

O resultado veio 1,1 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de novembro (71,7%), melhorando a taxa geral de endividamento, o que pode ajudar no consumo do final do ano.

A pesquisa também ressalta melhoria nos indicadores de contas em atraso (22,6%), mas o elevado nível de comprometimento da renda com o pagamento de dívidas (35,4%) ainda é motivo de preocupação. A grande maioria dos consumidores (63,9%) declara que o desequilíbrio no orçamento doméstico está dificultando o cumprimento das obrigações, mostrando que é necessário cuidado no uso de financiamento neste período.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.