Micro e pequenos empreendedores cearenses reforçam importância do Sebrae para retomada dos serviços

Com Programa Revita, orientações feitas a distância pelo Sebrae Ceará aumentaram 78% de março a agosto de 2020 em relação a igual período de 2019

Escrito por Sebrae-CE ,
Legenda: Pousada Casa do Ângelo: apoio técnico do Sebrae ajudou a garantir a continuidade do negócio.
Foto: Divulgação

Uma pousada em Jijoca de Jericoacoara e uma empresa de comunicação visual no Centro de Aracati têm muito mais em comum do que estarem perto de praias cearenses mundialmente conhecidas como Jericoacoara e Canoa Quebrada, respectivamente. Ambas contaram com o Revita Ceará, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) para auxiliar empreendedores no alcance de metas e no ganho de competitividade no pós-pandemia.

            A pousada Casa do Ângelo, a gráfica Takilaser e diversos outros empreendimentos de pequeno porte puderam reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus para os clientes e para os próprios colaboradores, graças às orientações do Sebrae. Desde março de 2020, quando foi declarada a pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), até agosto, a quantidade de orientações feitas a distância pelo Sebrae Ceará aumentou 78% em relação a igual período de 2019.

Legenda: Reginaldo Lobo: "A empresa precisa entender que não é só fazer o cliente feliz, precisa ter estratégia".
Foto: Arquivo pessoal

            O Gerente de Competitividade do Sebrae-CE, Reginaldo Lobo, destaca que as soluções são oferecidas pelo Revita de acordo com as demandas de cada empreendedor. “A ação é feita diretamente para atender a necessidade da empresa dele. A solução é customizada para a empresa dele”, reforça sobre a importância de conhecer bem a situação de cada negócio.

            Com 12 escritórios regionais e forte presença digital, o Sebrae colaborou para que as empresas se adaptassem aos protocolos necessários e se preparassem para voltar a oferecer serviços com segurança. Em julho de 2020 o número de usuários que acessou o Portal do Sebrae/CE chegou 124,1 mil, crescimento de 16,6% em relação ao mês de junho. Apenas de março a julho, o Sebrae/CE realizou 18.310 atendimentos na Central 0800, 4.071 no Converse Online e 5.664 pelo Whatsapp.

            O Revita Ceará tem como público-alvo os microempreendedores individuais, as empresas em recuperação e os segmentos estruturados como meios de hospedagem, eventos e transporte. O diagnóstico empresarial e o atendimento personalizado são etapas gratuitas do Revita, necessárias para definir em que estágio a empresa se encontra. O programa prevê a realização de três etapas: retomada (com adoção de protocolos para um retorno saudável e rentável), reestruturação (com medidas e respostas à crise para dar continuidade às operações) e reinvenção (repaginar o negócio para redefinir estratégias e operações).

            Em cada caso é analisada a eventual necessidade da contratação de consultorias, que podem ser subsidiadas em até 85% por meio do Sebrae/CE. As micro e pequenas empresas que são atendidas pelo Sebrae têm faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Aumento de demanda

            O número de interessados em informações para enfrentar o momento desafiador da pandemia fez com que chegassem a 640,8 mil os acessos ao portal do Sebrae do Ceará, de março a agosto de 2020, volume que cresceu quase 50% se comparado ao mesmo intervalo de tempo do ano passado.

            Isso só foi possível porque a instituição também conseguiu oferecer mais serviços remotamente já a partir de abril. Dessa forma, garantiu inclusive que houvesse oportunidades para atender às demandas dos 184 municípios cearenses e até de outras unidades da Federação.

            Os serviços disponibilizados de forma online facilitaram o acesso de micro e pequenos empresários como o sócio-proprietário da Casa do Ângelo, Ângelo Farias, ao apoio técnico durante os meses em que houve mais restrições para o funcionamento dos estabelecimentos. Vários empreendimentos permaneceram fechados para reduzir os riscos de disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade dos negócios.

            A pousada com 13 quartos localizada em Jericoacoara ficou sem hóspedes a partir de 18 de março. Reabriu apenas em 4 de setembro. Com o acompanhamento do Sebrae e a disciplina do administrador, nenhum dos sete funcionários foi demitido e todas as recomendações para uma retomada responsável foram adotadas.

            “Com tudo isso que a gente vem aprendendo este ano, o Sebrae nos presenteou com uma consultoria bem dinâmica para que a gente tivesse todos os cuidados na retomada. Isso foi muito importante para nossa reabertura com segurança”, explica Ângelo, que está no ramo há 21 anos.

            O Gerente de Competitividade do Sebrae-CE, Reginaldo Lobo, destaca a importância dos serviços que vêm sendo oferecidos ao setor de turismo, que representa uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Estado. “O segmento de turismo demanda muito apoio. A cadeia de valor vai desde lanchonete, restaurante, pousada pequena, hotel maior, é um desafio muito grande. Foi o primeiro setor afetado e o que mais tardiamente voltou”, explica Reginaldo.

            A parceria de Ângelo Farias com o Sebrae vem desde 2011, quando o empresário começou a participar de cursos como finanças, atendimento, primeiros socorros entre outros e a obter selos de qualidade anuais. O empresário se orgulha de, em 2020, a pousada estar em oitavo lugar entre 25 melhores hotéis econômicos do Brasil, segundo o site Trip Advisor, referência mundial em hospedagem. A boa reputação e o crescimento das vendas online garantiram à Casa do Ângelo 100% das reservas em todos os fins de semana até dezembro de 2020.

Legenda: Eliane Maia: “Nesta pandemia eu tive que me reinventar".
Foto: Divulgação

            Do litoral oeste para o leste, os impactos da pandemia também afetaram os negócios da empresária Eliane Maia, de 40 anos, proprietária da Takilaser Brindes. O estabelecimento que trabalha com comunicação visual em Aracati ficou de portas fechadas de março a julho deste ano, mas com a fabricação de protetores faciais de acrílico (face shields), totens de álcool em gel, adesivos indicativos e papéis de parede a todo vapor.

            Eliane começou como microempreendedora individual, hoje já é microempresária, gera dois empregos diretos e 11 indiretos. Para ela, o Sebrae tem sido fundamental para estimular o empreendedorismo com sustentabilidade e competitividade. “Hoje a Takilaser está sendo um sucesso. Vem crescendo a cada dia, o que não havia conseguido antes com as outras empresas. Agora, em dois anos minha empresa cresceu 300%”, comemora Eliane.

            A fabricação de quadros, pôsteres, adesivos e papéis de parede foi uma das novidades implementadas pela empresária em 2020, inspirada pelo desejo de as pessoas cuidarem melhor dos lares e enfeitá-los durante o isolamento social. “Nesta pandemia eu tive que me reinventar. Pedi ajuda ao Sebrae e o Revita contribuiu para superar as dificuldades”, conta Eliane, com a experiência e a persistência de quem já havia tentado empreender em outras duas oportunidades.

Ampliação do acesso

            Assim como foi possível para Ângelo Farias e Eliane Maia, o conhecimento e as oportunidades de capacitação estão a apenas alguns cliques. De janeiro a setembro de 2020, foram feitas quase 74 mil matrículas nos cursos de Educação a Distância (EAD) do Sebrae no Ceará. Os cursos online mais demandados foram sobre temas como marketing digital, gestão financeira, empreendedorismo e atendimento.

            Reginaldo Lobo ressalta que o site do Sebrae disponibilizou 56 protocolos, livro eletrônico e vídeo para que os empreendedores pudessem se adequar às novas normas. O material orientou as adaptações necessárias aos decretos estaduais que regulam o funcionamento dos estabelecimentos no Estado.

            O Sebrae atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia. A instituição fomenta tanto parcerias de micro e pequenos empresários com os setores público e privado, quanto programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, além do estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

            “Nesta crise, houve empresários do mesmo segmento com grandes perspectivas e outros com grandes dificuldades. A empresa precisa entender que não é só fazer o cliente feliz, precisa ter estratégia, precisa ter reserva”, avalia o Gerente de Competitividade do Sebrae-CE. Nesse momento tão desafiador, ele lembra que o Sebrae Ceará está de portas, físicas e digitais, abertas para colaborar com micro e pequenos empreendedores onde quer que eles precisem.

Legenda: Infográfico

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