Mesmo com Dia dos Pais, atividade do comércio tem queda em agosto

Apesar de ter sido a décima terceira queda consecutiva neste critério de comparação, foi a menor dos últimos 11 meses

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A atividade varejista do País durante o mês de agosto deste ano apresentou retração de 0,9% ante julho, apesar de o oitavo mês do ano abrigar uma importante data para o comércio: o Dia dos Pais. Na comparação com agosto do ano anterior, houve queda de 5,7% na movimentação dos consumidores.

Apesar de ter sido a décima terceira queda consecutiva neste critério de comparação, foi a menor dos últimos 11 meses. No acumulado do ano, isto é, até agosto de 2016, o comércio varejista registra queda de 7,9% perante o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a perda de renda real, ocasionada pela inflação ainda elevada e pelo aumento das taxas de desemprego no país e as condições de crédito bastante restritivas continuam pesando negativamente sobre a atividade varejista nacional, embora os níveis de confiança dos consumidores estejam um pouco melhores do que estavam ao início do ano.

Veículos, motos e peças

Todas as categorias pesquisas registraram recuo na atividade varejista em agosto/16. O maior deles foi o tombo de 3,4% no segmento de veículos, motos e peças. O setor de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática recuou 2,2% e o de tecidos vestuário e calçados caiu 1,3%, o mesmo percentual de queda observado pelo segmento de combustíveis e lubrificantes.

As menores retrações em agosto/16 ocorreram no segmento de material de construção (-0,3%) e no se supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,4%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.