Menos gasolina que o pago

Bombas interditadas tinham medidor alterado e colocavam menos gasolina que o pago pelo cliente

Escrito por Redação ,
Legenda: Cerca de 120 postos de gasolina da Região Metropolitana de Fortaleza entre a últimas terça-feira (8) e ontem foram fiscalizados
Foto: Foto: Kleber A. Gonçalves

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontrou irregularidades em seis bombas de gasolinas, interditou quatro estabelecimentos e autuou 37 postos em nova fiscalização em postos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de acordo com balanço divulgado ontem pelo órgão federal, o Decon-CE, a Secretaria da Fazenda do Estado, o Corpo de Bombeiros e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Todos eles se negaram a revelar o nome e a localização dos postos identificados com problemas.

Das seis bombas que foram interditadas em quatro postos havia adulteração no medidor, o que significa que o rebaixamento do bico de uma bomba diminui a capacidade de abastecimento. Assim, o cliente acaba colocando menos combustível do que foi pago/solicitado.

Segundo a coordenadora executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Ann Celly Sampaio, essa alteração pode ter ocorrido por dois motivos, de forma dolosa e proposital ou por falta de manutenção da máquina e assim apresentou tal problema, porém somente o laudo da perícia pode afirmar a natureza dessa irregularidade.

Demais irregularidades

Entre as irregularidades encontradas pela Agência, estão a falta de documentação, autorização da ANP e problemas com regras ambientais. Além dos quatro postos interditados, outros 37 estabelecimentos também foram autuados pelo órgão.

Decon faz autuações

Dos quatro postos revendedores de combustíveis foram interditados totalmente pela ANP, três por falta de autorização de funcionamento e um por armazenamento indevido de óleo diesel, que estava fora dos tanques.

Já o Decon/CE realizou 42 autuações na operação que aconteceu da última terça-feira até ontem, as quais incluem, além dos postos de combustíveis, lojas de conveniência e produtos impróprios para consumo.

A ação contou com oito equipes e fiscalizou aproximadamente 120 postos de gasolina nos últimos quatro dias.

Raquel Cavalcante
Redação Web

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.