Mantega: não estamos esfolando os contribuintes

Escrito por Agência Estado ,

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje, em depoimento na Câmara dos Deputados, que considera saudável o aumento da arrecadação de impostos ocorrido nos últimos anos. "Não estamos esfolando os contribuintes. Sou contra esfolar os contribuintes" afirmou.

Para ele, o aumento da arrecadação tem sido gerado pelo próprio crescimento da economia, que acaba por provocar uma formalização maior do emprego e uma elevação no faturamento das empresas. "À exceção da alíquota do PIS/Cofins sobre importação, que subiu, não houve nenhum aumento de alíquota de impostos neste governo", disse.

Ele também afirmou que não fica constrangido por defender a CPMF como um tributo que combate a sonegação. "A CPMF é um tributo que cobra imposto dos que não pagam outros tributos", afirmou.

O ministro também destacou o aumento da oferta de crédito na economia desde 2002. "O crédito praticamente triplicou desde 2002", reforçou. Para o ministro, a classe média também está sendo beneficiada pela melhora das condições econômicas do País. Para ele, é a classe média que está comprando a produção de 200 mil carros por mês da indústria automobilística e está se aproveitando do "boom imobiliário".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.