Mantega afirma que com inflação alta trabalhador perde dinheiro no FGTS

Ministro afirmou que o Fundo foi feito para uma inflação menor, de acordo com regra que estabeleceu o benefício

Escrito por Folhapress ,

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (21) que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) rende abaixo da inflação, em entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro, na Record News.

Ao ser questionado se o trabalhador está perdendo dinheiro com o FGTS, que rende em torno de 3% ao ano mais TR, o ministro disse que o fundo "foi feito para uma inflação menor".

"Quando a inflação for maior do que 3% mais TR, ele está perdendo alguma coisa. Essa regra vem lá de trás. Quando a inflação é um pouquinho maior, aí perde. Mas quando a inflação volta para baixo, aí o fundo não perde", disse.

Poupança, no mínimo, 'vai dar inflação'

Mantega também ouviu do entrevistador questão semelhante sobre a caderneta de poupança, que recebe remuneração anual em torno de 6% mais TR. A princípio, o ministro disse que não sabia "dizer exatamente quanto está rendendo a caderneta de poupança".

"Ela varia de acordo com a Selic. Ela, no mínimo, vai dar a inflação", afirmou. O ministro ressalvou que é preciso avaliar ao longo do tempo e que em um intervalo maior, o rendimento é seguro.

"Temos que olhar ao longo do tempo. Não é o momento. Você não pode pegar o pior momento e dizer. Se está na caderneta de poupança há um, dois ou três anos, você continua tendo um rendimento seguro, acima da inflação, de modo geral. Você pode ter um ou dois meses em que ela venha abaixo. Mas ao longo do ano, fica acima da inflação."

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.