Lacker, do FED, mostra confiança de que inflação dos EUA voltará para meta

A inflação nos EUA está abaixo da meta do Fed há mais de três anos.

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Richmond, Jeffrey Lacker, disse nesta segunda-feira (21) estar confiante de que a inflação dos EUA vai começar a subir "significativamente" em breve, durante discurso em que não comentou sobre a perspectiva da política monetária do Fed.

"Estou razoavelmente confiante de que, exceto em caso de choques a inflação vai voltar para a meta (do Fed) de 2% no médio prazo", previu Lacker, durante evento realizado pelo Banco da França em Paris.

A inflação nos EUA está abaixo da meta do Fed há mais de três anos. O Fed em si não espera que a inflação retorne para os níveis desejados antes de 2018 e seus dirigentes vêm demonstrando surpresa com a fraqueza dos preços nos últimos anos.

Segundo Lacker, que não vota nas reuniões de política monetária do Fed neste ano, a inflação vem sendo principalmente pressionada pela baixa nos preços do petróleo e pela tendência de valorização do dólar. Para ele, a inflação tende a ganhar força quando a queda do petróleo for interrompida.

Lacker também comentou que as expectativas de inflação diminuíram ultimamente, mas estão "bem ancoradas" e não são inconsistentes com a meta do Fed no mais longo prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.