INSS: suspensão da prova de vida é prorrogada até março de 2021

Beneficiários podem fazer a comprovação em agências bancárias, pelo app ou fazer um agendamento pelo telefone 135

Legenda: A prorrogação vale, segundo o INSS, para aposentados e pensionistas residentes no Brasil e no exterior
Foto: Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o prazo ampliado para fazer prova de vida antes de ter o benefício bloqueado. As pessoas que não fizeram a comprovação entre março de 2020 e fevereiro de 2021 terão até o fim de março de 2021.

A prorrogação vale, segundo o INSS, para aposentados e pensionistas residentes no Brasil e no exterior. 

De a acordo com a portaria da extensão de prazo, a "rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece", mantendo a opção de realizar a comprovação de vida normalmente pelos bancos que pagam o benefício. 

O que é a prova de vida

A comprovação é feita pelo segurado, a cada ano, para comprar que a pessoa ainda está vivo, garantindo a continuidade do pagamento do benefício.

Como fazer a prova de vida

A prova de vida deve ser feita pela rede bancária, que determina a data e forma adequeda para que o beneficiário faça a comprovação.

Alguns bancos utilizam a data do aniversário do beneficiário, enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício. Há, também, as instituições que convocam o beneficiário próximo da data do vencimento da última comprovação.

Para realizar a comprovação, o beneficiário precisa apenas comparecer a uma agência do banco pelo qual recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Vale ressaltar que alguns bancos já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento. 

Como marcar prova de vida no INSS

Pelo aplicativo "Meu INSS" é possível fazer o agendamento de uma prova de vida no INSS. 

O app está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Quem não pode ir à agência

Os beneficiários que não podem ir às agências bancárias por doença ou dificuldades de locomoção poderão realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS 

Para idosos com mais de 80 anos e outros beneficiários com dificuldade de locomoção, há a opção de solicitar ao INSS uma visita em casa ou outro local informado para a identificação do titular e a realização da prova de vida. 

Para agendar, é preciso entrar em contato pelo telefone 135.

Quem mora no exterior

Para os beneficiários que moram no exterior é possível fazer a prova de vida com um procurador cadastrado no INSS, por um documento de prova de vida emitido por consulado brasileiro, ou ainda pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

Como fazer prova de vida pelo celular

Desde agosto do ano passado, beneficiários têm a opção de fazer a comprovação por reconhecimento facial pelo aplicativo "Meu INSS". 

Com o serviço digital, aposentados e pensionistas precisarão apenas tirar uma foto frontal do rosto, mas é preciso informar também dados da CNH ou do título de eleitor. O aplicativo pedirá que o beneficiário informe a data de emissão da carteira de motorista ou o número do título para comprovar a identidade.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios