Infraestrutura logística será fundamental para retomada econômica

Resolução de gargalos e a redução da burocracia estão entre as demandas do setor industrial para a recuperação da atividade econômica em médio e longo prazos. Feira vai movimentar R$ 500 milhões na área

Escrito por Redação ,
Legenda: Entraves na infraestrutura precisam ser superados para permitir o crescimento econômico
Foto: Antônio Rodrigues

Apesar do otimismo gerado pela retomada da atividade econômica no terceiro trimestre, o setor produtivo avalia que a infraestrutura será fundamental para pavimentar a trajetória de crescimento da economia em médio e longo prazos. O forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), do segundo para o terceiro trimestre, por exemplo, acabou pegando o setor ainda desorganizado, e o desafio agora é avançar na agenda de reformas voltadas para o desenvolvimento dos modais logísticos.

"A retomada da economia passa pela infraestrutura. São investimentos que dão a maior e mais rápida resposta para geração de emprego e renda", diz Heitor Studart, presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). "Para isso, é fundamental a desburocratização do setor, retirando os entraves dos órgãos competentes em portos, aeroportos ou no transporte ferroviário. E esse será um dos focos da Expolog deste ano".

Maior feira do ramo no Norte e Nordeste, a Expolog 2020 - Feira Internacional de Logística e Seminário Internacional de Logística -, será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro. Devido às restrições associadas ao coronavírus, o evento será, pela primeira vez, em formato digital. Durante o Seminário Internacional serão abordados o impacto das ferramentas digitais na cadeia de suprimentos, no ecossistema de e-commerce e na geração de negócios.

Segundo Enid Câmara, coordenadora geral da Expolog, a expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 500 milhões em negócios, assim como ocorreu na edição do ano passado. "Já temos cerca de mil inscritos, com 82 marcas presentes. E no evento de agronegócio, que será presencial, teremos um público de 400 pessoas, com as últimas vagas abertas", diz.

Seminário

O 1º Seminário Logística no Agronegócio, que faz parte da programação da Expolog 2020, contará com quase 100 palestrantes nos dois dias de evento. "Os números estão muito bons e, após o evento, teremos mais dois meses com a Feira acontecendo na plataforma virtual, o que aumenta o tempo de exposição dos participantes", diz Câmara.

A programação terá seis painéis e palestras que acontecem de forma presencial no Centro de Eventos do Ceará, com transmissão ao vivo pela plataforma da Expolog. O destaque da programação é o convidado internacional, Miguel Marques, sócio na PWC Portugal, que fará palestra sobre "O Potencial da Economia do Mar no Nordeste Brasileiro".

A Expolog é uma realização da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE), Instituto Future, Prática Eventos e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (Setcarce). A promoção é do jornal Diário do Nordeste.

Maior feira do setor no Norte e Nordeste, a Expolog 2020 - Feira Internacional de Logística e Seminário Internacional de Logística -, será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro em plataforma virtual

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados