Inflação anual na zona do euro fica em 3,3% em abril

Escrito por Agência Estado ,

A inflação desacelerou na zona do euro em abril, mas não o suficiente para sugerir um corte de juro pelo Banco Central Europeu (BCE) em breve, mostraram dados finais da Eurostat. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0 3% no mês passado, em relação a março, e 3,3% em relação a abril de 2007. Foi a primeira desaceleração na taxa anual desde agosto do ano passado, mas ainda está longe da meta do BCE, de pouco abaixo de 2%.

Os dados do mês passado não foram revisados em relação à estimativa preliminar publicada em 30 de abril e ficaram em linha com a expectativa de analistas. Em março, o CPI subiu 1% no mês e 3,6% na comparação anual.

O núcleo da inflação, que exclui os preços de energia, alimentos álcool e tabaco, desacelerou para 1,6% no ano em abril, após alta de 2,0% em março.

Os preços de alimentos subiram 6% em abril sobre abril do ano passado, de um avanço de 6,2% no mês anterior. Os preços de residências aumentaram 4,8%, enquanto os de transportes avançaram 4,8%. Os preços de álcool e tabaco ganharam 3,2%. As informações são da Dow Jones.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.