Índice de reajuste do aluguel sobe 0,38% na 1ª prévia de setembro

Com o resultado, o índice acumula aumento de 6,65% no ano e avanço de 10,86% em 12 meses

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,38% na primeira prévia de setembro, ante a estabilidade registrada na primeira prévia do índice de agosto. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (12) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumento de 6,65% no ano e avanço de 10,86% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de setembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,51% ante uma queda de 0,13% na primeira prévia de agosto. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,08% na leitura anunciada nesta segunda, após subir 0,33% no mês anterior. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,23%, após registrar aumento de 0,10% em agosto.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de agosto. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 0,15%.

IPAs

A inflação no setor agropecuário (IPA Agropecuário) acelerou no atacado. Os preços subiram 0,34% na primeira prévia do IGP-M de setembro, após queda de 0,36% na primeira prévia de agosto, informou a FGV. A inflação industrial atacadista (IPA Industrial) também teve aceleração, registrando avanço de 0,58% na leitura anunciada hoje, ante recuo 0,03% na prévia de agosto.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,19% na primeira prévia de setembro, após alta de 0,30% em igual prévia de agosto.

Os preços dos bens intermediários tiveram queda de 0,21% na leitura anunciada hoje, após diminuírem 0,30% na primeira prévia do mês passado. Já os preços das matérias-primas brutas tiveram alta de 2,12%, ante a queda de 0,46% na mesma prévia de agosto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.