Inadimplência das empresas inicia o ano com alta de 13,5%

Esse é o maior percentual de alta mensal para um mês de janeiro, desde 2009, quando o aumento foi de 14,6%

Escrito por Redação ,

A inadimplência das empresas alcançou crescimento de 13,5% em janeiro de 2015 na comparação com dezembro de 2014. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, esse é o maior percentual de alta mensal para um mês de janeiro, desde 2009, quando o aumento foi de 14,6%. Na relação entre janeiro de 2015 e o igual mês de 2014, o indicador cresceu 5,1%.

De acordo com economistas do Serasa Experian, a diminuição do ritmo da atividade econômica neste início de ano, as elevações de custos para empresas (aumento dos combustíveis, energia, etc.) e a continuidade dos aumentos nas taxas de juros afetaram de forma negativa o caixa das empresas, refletindo na inadimplência.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os títulos protestados foram os principais responsáveis pela alta do indicador, com crescimento de 8,2% e 37,6%, respectivamente. Já os cheques sem fundos apresentaram leve aumento de 0,2%, contribuindo de forma nula para o índice de janeiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.