IBGE abrirá 209 vagas para Censo Experimental 2019; edital em breve

Instituto recebeu aval para contratações. Levantamento será feito no segundo semestre deste ano

O Ministério da Economia autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar 209 profissionais para atuar no Censo Experimental 2019, que será uma espécie de ensaio geral do que ocorrerá no Censo Demográfico, o qual será realizado entre agosto e outubro de 2020.

O Censo Experimental será realizado no segundo semestre de 2019 em locais a serem definidos, entre setembro e novembro deste ano. Preliminarmente, pretende-se realizar a coleta integral de um município com população de até 200.000 habitantes, além de quatro distritos cobrindo todas as cinco regiões do País. Quanto às contratações, elas serão temporárias e podem ser feitas a partir de julho deste ano.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as contratações somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas e o recrutamento dos profissionais dependerá de prévia aprovação dos candidatos em processo seletivo simplificado.

O edital para inscrições no concurso deverá ser publicado em até seis meses. 

Ainda segundo a norma, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados. Além disso, o prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogado se devidamente justificado com base nas necessidades de conclusão das atividades relacionadas ao censo experimental.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios

Assuntos Relacionados