Hub da Tam: Governo, Prefeitura e Fiec se reúnem para debater estratégias

Durante o encontro, o governador Camilo Santana enfatizou a importância do apoio do setor industrial neste caminho

Escrito por Levi de Freitas ,

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estiveram reunidos na manhã de ontem com representantes da Federação das Indústrias do Estado (Fiec). Na pauta, ações para viabilizar a vinda do hub da TAM para o Ceará. Dentre os pontos debatidos, em especial, as questões de mobilidade urbana e logística da Capital para atender à demanda da instalação do terminal aeroportuário da empresa.

O encontro, que durou aproximadamente duas horas, contou com as presenças do presidente da Fiec, Beto Studart, e os diretores Ricardo Cavalcante e Sampaio Filho, além dos titulares da Secretaria de Infraestrutura, André Facó;  da Secretaria do Turismo, Arialdo Pinho; do secretário chefe da Casa Civil, Alexandre Landim; e do chefe de gabinete, Élcio Barbosa.

Roberto Cláudio afirmou que a Prefeitura tem dado respostas à TAM acerca especialmente das questões de mobilidade urbana, chegando a apostar no fator como atrativo para a Capital no empreendimento. “Na conversa pelo hub, liderada pelo governo do Estado e acompanhada pela Prefeitura, há algumas questões que nos dizem respeito, como a questão da mobilidade urbana, a logística de funcionamento da cidade, algo que a TAM e o grupo consultor tem se preocupado e a gente tem dado respostas técnicas. Estamos fazendo o que planejamos, para que nos próximos anos a mobilidade seja na verdade um atrativo na cidade de Fortaleza para a implantação do hub”, disse.

O governador Camilo Santana enfatizou a importância do apoio do setor industrial neste caminho, destacando a presença da Fiec, convidada na reunião a formar conjunto e elaborar estratégias.

“Recebemos a Fiec e o prefeito de Fortaleza para discutirmos estratégias para nossa luta pela instalação do hub. Além de toda a movimentação, da mobilização da cidade e dos setores como industrial, empresarial, há todo um acompanhamento técnico por parte tanto da equipe do Estado como da Prefeitura para garantir as condições necessárias para a viabilização desse empreendimento no Estado. Falo por exemplo da questão da infraestrutura aeroportuária, das condições para oferecer em nosso aeroporto para garantir o hub, e isso está em discussão”, comentou.

Conforme Santana, a partir do encontro, o trabalho de adequação do Aeroporto Internacional Pinto Martins para receber o terminal passa a ser um dos pontos principais de atenção no sentido de cumprir com o que ficou acordado com a empresa na última reunião entre o governador  e a presidente da TAM.

“Hoje, o mais importante é a infraestrutura aeroportuária. Uma das condições que a TAM colocava para o Aeroporto de Fortaleza era a concessão. E nós garantimos. Agora é saber o calendário de execução, ou ampliação ou reforma, para atender às condições da operação do hub em Fortaleza. Isso para nós hoje, desse grupo à frente discutindo, é fundamental. Vamos trabalhar para garantir as condições necessárias que a TAM  coloca para nós”, apontou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.