Grupo Alimentação e Bebidas tem alta de 0,35% no IPCA-15 de março
Em fevereiro, o mesmo grupo teve queda de 0,10%
As famílias voltaram a gastar mais com alimentação e bebidas em março, segundo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo Alimentação e Bebidas passou de uma queda de 0,10% em fevereiro para um avanço de 0,35% em março, uma contribuição de 0,07 ponto porcentual no IPCA-15 deste mês.
O custo da alimentação no domicílio saiu de queda de 0,32% em fevereiro para avanço de 0,49% em março. As famílias pagaram mais este mês pela cenoura (23,92%), ovo de galinha (5,10%), tomate (4,93%) e leite longa vida (1,37%).
Na direção oposta, as carnes ficaram 1,81% mais baratas, mas a queda foi menos intensa do que a de fevereiro (-5,04%).
A alimentação fora do domicílio subiu 0,03% em março. O preço do lanche fora de casa teve alta de 0,39%, enquanto a refeição recuou 0,08%.
Deflação
Quatro dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram deflação em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As quedas ocorreram nos grupos Habitação (-0,28%), Artigos de residência (-0,05%), Vestuário (-0,22%) e Transportes (-0,80%).
Por outro lado, houve aumentos em Alimentação e Bebidas (0,35%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,84%), Educação (0,61%), Comunicação (0,33%) e Despesas Pessoais (0,03%).