Greve nos bancos atinge 329 agências no Ceará

No último sábado (27), o Comando Nacional dos Bancários informou considerar insuficientes as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)

Escrito por Redação ,

Pelo menos 329 agências em todo do Ceará aderiram à greve dos bancários que, nesta quarta-feira (1º), chegou ao seu segundo dia. O número representa 63,2% de um total de 520 estabelecimentos localizados no Estado, de acordo com levantamento divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE).

Conforme sindicato, a paralisação, que segue por tempo indeterminado, já fechou 100% das agências do Santander e HSBC. Na segunda-feira, durante o primeiro dia de greve, usuários ainda estavam desinformadas nas agências da Capital, buscando resolver suas pendências.

Sindicato rejeita reajuste

No último sábado (27), o Comando Nacional dos Bancários informou considerar insuficientes as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), durante a oitava rodada de negociações da campanha. A Federação propôs reajuste de 7% no salário, na PLR e nos auxílios refeição, alimentação e creche, além de 7,5% no piso salarial (1,08% acima da inflação).

Em contrapartida, os bancários reivindicam reajuste salarial de 12,5%, além de vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724,00 - equivalente ao salário mínimo. O piso salarial cobrado pela categoria é de R$ 2.979,25. Além disso, os bancários também exigem melhores condições de trabalho, através do fim de metas abusivas, prevenção contra assaltos e sequestros e ausência de discriminações.

Canais alternativos são opção para consumidor

Uma vez que a paralisação não isenta o consumidor de pagar suas contas, os clientes devem ficar alerta à data de vencimento das contas para evitar transtornos futuros. Sendo assim, para os serviços além da agência, o consumidor terá que resolver com os correspondentes bancários (casas lotéricas, agências dos Correios, farmácias e redes de supermercado), caixas eletrônicos e pela internet.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.