Greve fecha mais de 40% das agências bancárias do país, segundo sindicato

No Ceará, número total de unidades sem atendimento presencial chegou a 346, o que representa 65,46% das agências do Estado

Escrito por Folhapress ,

A adesão à greve nacional dos bancários cresceu no terceiro dia de paralisação. Em todo o País, 9.379 agências não funcionaram nesta quinta-feira (2), um aumento de 22,2% em relação ao dia anterior. De acordo com a Contraf-CUT, a confederação nacional que representa a categoria, o número representa 40,8% do total das unidades bancárias no Brasil. No Ceará, número total de unidades sem atendimento presencial chegou a 346, o que representa 65,46% das agências do Estado.

O presidente da entidade, Carlos Cordeiro, diz que a paralisação mostra a união da categoria. "É essa a resposta dos bancários ao silêncio da Fenaban", afirmou. "Os bancários só sairão dessa greve com maiores avanços no salário, na valorização do piso e na melhoria das condições de trabalho."

Em São Paulo, os trabalhadores de todas as agências da avenida Paulista, principal centro financeiro da cidade, aderiram a greve. Entretanto, o movimento perdeu força na avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste. Na terça, 27 das 38 unidades bancárias visitadas pela reportagem estavam fechadas. Dois dias depois, só os trabalhadores das agências das estatais Caixa e do Banco do Brasil continuam mobilizados.

A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, atribuiu o fato a uma mudança de estratégia da greve. "Nós priorizamos os locais que têm causam um impacto maior no negócio dos bancos. Na quarta, 1º, por exemplo, decidimos que o foco seria a região da Paulista e as casas de câmbio", afirmou.

Na Vila Mariana, os bancos privados mantém o trabalho em ritmo normal. A aposentada Maria de Jesus é cliente do Banco do Brasil e se surpreendeu ao encontrar a agência sem expediente. "Não sabia. Agora sou obrigada a ir em outro branco", disse. Ainda assim, os poucos funcionários presentes tentavam auxiliar. "No que a gente pode ajudar, a gente ajuda aqui de fora [área dos caixas eletrônicos]", afirmou um bancário que pediu para não ser identificado.

Reivindicações

Para encerrar a paralisação, a categoria demanda um reajuste de 12,5%, o que inclui 5,8% acima da inflação medida pelo INPC (6,35% no acumulado em 12 meses), piso salarial de R$ 2.979,25, 14º salário e outros benefícios.
A proposta dos bancos, que foi rejeitada pelos trabalhadores, prevê correção salarial de 7,35%, com aumento real de 0,94%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.