Fortaleza: 70,3% dos consumidores estão endividados

O resultado veio 6,3 pontos percentuais acima do índice de julho, quando o endividamento atingia 64% da população fortalezense

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Após cair 9,8 pontos percentuais na passagem de junho para julho, o endividamento voltou a subir na capital cearense. A Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revela que 70,3% dos fortalezenses possuem algum tipo de dívida em agosto.

O resultado veio 6,3 pontos percentuais acima do índice de julho, quando o endividamento alcançava 64% da população de Fortaleza. O aumento do indicador veio acompanhado por uma piora na inadimplência potencial, que passou de 11,8% em julho para 13,4% neste mês, taxa mais elevada desde 2010.

Em atraso

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 4,1 pontos percentuais, passando de 24%, em julho, para 28,1% neste mês.  Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (29,4% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (32,9%) e com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (30,3%).

O tempo médio de atraso é de 71 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 57,4% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 42,1%, seguido da contestação da dívida (7,9%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.