Estado fecha contrato de R$ 1 bi para Linha Leste

Crédito foi tomado junto ao BNDES e será dividido em duas partes

Escrito por Redação ,

As obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) deverão contar com um financiamento de R$ 1 bilhão. A quantia foi garantida pelo governo estadual, que fechou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O crédito será dividido em duas partes. 

De acordo com o contrato, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o primeiro subcrédito do recurso será no valor de R$ 367 milhões e deverá ser destinado à implantação das estações Sé, Luíza Távora, Nunes Valente e Leonardo Mota. Já o segundo será no valor de R$ 633 milhões, com destinação para a instalação da linha metroviária, entre as estações Papicu e Edson Queiroz, incluindo o seu emboque, bem como estações HGF Hospital Geral de Fortaleza), Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC (Centro de Eventos do Ceará) e Edson Queiroz.

O montante é proveniente dos recursos ordinários do banco, que são compostos, dentre outras fontes, pelos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador ( FAT), pelos recursos originários do FAT - Depósitos Especiais e do Fundo de Participação PIS/PASEP.

O documento determina que o total do crédito deverá ser utilizado pelo governo estadual em um prazo de até 72 meses s, a contar da data de Declaração de Eficácia do contrato.

A linha Leste do metrô de Fortaleza está incluída no Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. Serão investidos R$ 2,3 bilhões no empreendimento, constituindo-se, desta forma, no maior investimento em mobilidade urbana da história do Ceará.

Conclusão em 2018

O prazo para conclusão do projeto é para 2018. Ele prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. 

Serão, ao todo, 12,4 quilômetros de extensão. A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

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