Endividamento sobe, mas qualidade do crédito melhora

Em janeiro, o resultado ficou 1,5 pontos percentuais acima do indicador de dezembro (70,6%)

Escrito por Redação ,

Segundo a Pesquisa mensal de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada nesta terça (19) pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), 72,1% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida, resultado 1,5 ponto percentual maior que o resultado de dezembro (70,6%). No entanto, a pesquisa revela que os indicadores contas em atraso (22,3%) e queda na proporção da renda comprometida com o pagamento de dívidas (33,9%) apresentaram resultados melhores, o que mostra um avanço na qualidade do crédito.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução, passando de 22,6% em dezembro para 22,3% em janeiro. Os homens são os mais afetados pelos problemas financeiros (22,4% afirmam possuir contas em atraso).

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução de 0,3 pontos percentuais, indo de 22,6%, em dezembro, para 22,3% neste mês.  Os problemas financeiros afetam mais os homens (22,4% afirmam possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (24,1%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (23,1%).

O tempo médio de atraso é de 73 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 63,7% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 28,3%, seguido da contestação da dívida, com 8,2%.

Comprometimento de renda e inadimplência potencial

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.340 e prazo médio de sete meses, comprometendo 33,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. O cartão lidera a lista de instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores, sendo citado por 76,1% dos entrevistados. Em seguida, vem o financiamento bancário (15,3%), carnês e crediários (10,8%) e empréstimos pessoais (8,0%).

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 0,7 pontos percentuais, passando de 6,8%, em dezembro, para 7,5%, neste mês.

Orçamento familiar

Ainda de acordo com a Pesquisa de Endividamento, 78,9% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento.

8,8% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 12,3% dos entrevistados informaram não possuir orçamento ou controle dos gastos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.