Empreendedorismo feminino impulsiona presença de mulheres em cursos profissionalizantes

Na unidade do Senac no Centro de Fortaleza, cerca de 63% das matrículas são de mulheres, percentual que chega a 80% na escola do Crato

Escrito por Redação ,
Legenda: Em 2018, cerca de 29,8% dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) foi feito por mulheres.

Assim como nos níveis de escolaridade em geral, as mulheres também são maioria nos cursos profissionalizantes dos setores de comércio e serviços. Segundo estudo de público do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Ceará, a predominância das mulheres acontece em todas as regiões do Estado.

Na unidade do Senac no Centro de Fortaleza, cerca de 63% das matrículas são de mulheres, percentual que chega a 80% na escola do Crato. Também registram parcela significativa de mulheres entre os matriculados as unidades de Iguatu (75,5%), Sobral (72,74%) e Sobral (72,74%).

Segundo o monitoramento da instituição, a majoritariedade das mulheres nos cursos está relacionado ao crescimento do empreendedorismo feminino no País, de forma que as mulheres estão começando a despontar nas pesquisas socioeconômicas em áreas que historicamente registravam domínio masculino.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empreendedoras ou trabalhadoras por conta própria no País cresceu 36,8% em quatro anos, chegando a 2,6 milhões. Em 2018, cerca de 29,8% dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) foi feito por mulheres.

Para formar o público feminino para atuar no setor de comércio, serviços e turismo, em março, o Senac Ceará abre cursos de um vasto portfólio, como Design de Ambientes, Modelagem em Malharia, Corte e Costura, Assistente Administrativo, Gestão de Conflitos e Clima Organizacional, Cabeleleiro, Depilação, entre outros. Todos os cursos citados terão turmas sendo iniciadas em março ou abril.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados