Economistas do CE revelam expectativas otimistas sobre cenário econômico

Nesta edição, de nove variáveis que compõem a pesquisa, analistas revelaram otimismo em cinco

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

As expectativas acerca do presente e do futuro da economia no País são otimistas. É o que aponta a pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-CE).

Na sua décima terceira edição, o levantamento - feito com 180 especialistas na área no período de maio a junho - mostra que o ceticismo dos analistas cearenses consultados recuou consideravelmente. A escala de medição das expectativas vai de zero a 200 pontos.

Abaixo de 100 pontos, configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. O índice de percepção geral alcançou 100,9 pontos, enquanto o índice de percepção futura chegou a 126,1 pontos.

Ao contrário da pesquisa anterior, quando os pesquisados mostraram pessimismo em todas as nove variáveis investigadas, nesta edição os analistas revelaram otimismo em cinco: taxa de inflação (135,3 pontos), gastos públicos (128,9 pontos), cenário internacional (123,7 pontos), taxa de câmbio (119,4 pontos) e taxa de juros (115,1 pontos).

Apesar de tímidos, os resultados mostram uma inflexão nas expectativas, traduzindo uma melhora do nível de confiança, especialmente quanto ao comportamento futuro das variáveis econômicas, segundo a Fecomércio-CE.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.