Desafio Startup Ceará 2020 será 100% digital

Competição online que fomenta o empreendedorismo jovem terá como prêmios mentoria de especialistas do Sebraelab e participação gratuita em eventos promovidos pelo Sebraelab.

Escrito por Sebrae-CE ,
Legenda: Com o evento, são repassados conceitos e técnicas de empreendedorismo para a criação de startups com auxílio de consultores do Sebrae no Ceará.
Foto: Divulgação

Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE), o Desafio Startup Ceará está com inscrições abertas aos estudantes cearenses de escolas de ensino técnico e superior que estejam regularmente matriculados no ano de 2020. “Os estudantes vão se inscrever e defender ideias de negócios inovadores que possam ser desenvolvidos como startups. Essas ideias devem impactar positivamente os segmentos econômicos potenciais de cada região do Estado”, explica Glauber Uchoa, analista técnico do Sebrae-CE, Coordenador do Desafio Startup Ceará e do Sebraelab.

“Vamos fomentar o empreendedorismo jovem, além da criação de startups por estudantes cearenses que podem ter vocação para empreender. Eles irão formar uma rede de empreendedorismo que poderá se conectar com outras redes, como os ecossistemas de inovação já existentes. A intenção também é trabalhar o aspecto de inovação para as vocações econômicas regionais que estão se recuperando da crise econômica surgida com as dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19”, descreve o analista.

Edição online

Realizado presencialmente em anos anteriores, o Desafio Startup Ceará foi completamente adaptado para um formato online em 2020. “Trabalhamos com os nossos instrutores a adaptação de todas as metodologias que utilizávamos de forma presencial. Essa adaptação das metodologias para uma aplicação virtual foi testada em um evento piloto que realizamos entre os dias 22 e 26 de junho com parceiros de instituições de Ensino Superior da região do Cariri. A metodologia foi validada, agora partimos para o atendimento de estudantes em todo o Estado do Ceará”, atesta Glauber Uchoa.

O objetivo é estimular o espírito empreendedor entre estudantes do ensino técnico e universitários. “Com o evento, repassamos conceitos e técnicas de empreendedorismo para a criação de startups com auxílio de consultores do Sebrae no Ceará e uma rede de professores e mentores”, acrescenta o gestor.

Competição e inscrições

A primeira etapa da competição, que tem duração de uma semana, são os Seminários Regionais Online. Essa fase acontece em datas diferentes em cada uma das cinco regiões cearenses:

Legenda: Infográfico Seminários Regionais
Foto: Divulgação

As inscrições são gratuitas e estão abertas para todas as regiões, encerrando-se às vésperas de cada etapa, em cada local. Os estudantes se inscrevem de acordo com a região. Mais informações e detalhes estão disponíveis no site da competição

“Não há restrição de curso nem limite de idade. Basta estar regularmente matriculado e ter a disposição de participar do evento, que acontece durante uma semana inteira de atividades online”, ressalta Glauber Uchoa.

Duas ou três equipes campeãs de cada região vão disputar as semifinais e a final em novembro. Entre os prêmios, as três equipes vencedoras do Desafio Startup Ceará serão acompanhadas pelo Sebraelab no desenvolvimento das suas startups e participarão de Programas de Aperfeiçoamento dos seus Modelos de Negócios. Além disso, vão receber brindes, mentoria dos especialistas do Sebraelab e, dentre outros itens, participação gratuita em eventos promovidos pelo Sebraelab.

Serviço

Desafio Startup Ceará

Inscrições abertas – evento gratuito e online

Informações: https://www.desafiostartup.com.br/

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados