CSP já conta com mais de 11 mil trabalhadores

Siderúrgica deve movimentar mais de R$ 350 milhões no PIB cearense, entre compras diretas e massa salarial

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente da Fiec, Beto Studart, juntamente com um grupo de dez diretores da instituição e dois superintendentes visitaram o canteiro de obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

Com cerca de 70% das obras executadas, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está empregando, no momento, mais de 11 mil trabalhadores e movimentando a economia na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Para entender a complexidade do empreendimento e discutir as oportunidades futuras que este trará, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Beto Studart, juntamente com um grupo de dez diretores da instituição e dois superintendentes visitaram ontem, o canteiro de obras.

"É uma obra fantástica, ficamos impressionados. Pelos números que temos, o 'start up' (início das operações) da siderúrgica vai mudar o perfil econômico do Estado, aumentando em 50% o PIB (Produto Interno Bruto) industrial", analisa Studart.

A presença da usina deve movimentar mais de R$ 350 milhões, no PIB cearense, entre compras diretas (produtos e serviços) e massa salarial. Quando em pleno funcionamento, a CSP contará com quatro mil funcionários diretos. Para o presidente da Fiec, isto traz uma nova realidade para o Estado do Ceará: a presença mais maciça de trabalhadores treinados. "E além da siderúrgica, tem todas as outras empresas que vão se instalando no entorno, para serem fornecedoras da usina e que também terão seus executivos treinados", destaca.

Evento

A visita da comitiva da Fiec é uma prévia para o evento "CSP - Momento atual, oportunidades e futuro da primeira siderúrgica integrada do Ceará", que a federação realizará, em sua sede, no dia 19 de novembro, às 18h30. Na ocasião, será apresentado aos principais líderes do Estado, o andamento das obras da usina e as oportunidades presentes e futuras que a siderúrgica oferece nos contextos regional, nacional e internacional.

O evento contará com a presença do embaixador da Coreia no Brasil, Bon-woo Koo, que falará sobre o empreendimento e as relações comerciais entre Coreia e o Brasil. A CSP é uma joint venture formada entre a brasileira Vale, que detém 50% das ações, e as sul-coreanas Dongkuk e Posco, que têm 30% e 20%, respectivamente.

Beto Studart apresentará o contexto econômico do Estado e o papel da federação como propulsora do desenvolvimento da indústria, e o presidente da CSP, Sérgio Leite, apresentará o status da obra da siderúrgica e falará sobre as oportunidades que o empreendimento oferece.

Será exibida, durante o evento, uma maquete da siderúrgica, mostrando como ela ficará quando pronta. O prazo previsto para o início das operações do empreendimento é o segundo semestre de 2015. A maquete é composta pelo detalhamento do Projeto CSP e entorno paisagístico, incluindo vegetação, caracterização das instalações portuárias do Porto do Pecém e das correias transportadoras de minério de ferro e carvão. A maquete contém demarcação dos limites das áreas operacionais da usina, por meio de iluminação com controles independentes.

CTTC

Um dos principais empreendimentos do governo estadual para preparação de mão de obra para as demandas do Cipp, o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), que já está fisicamente pronto, ainda espera a definição da instituição que ficará responsável por sua gestão, para que possa ser inaugurado. As negociações se encaminham para que o Senai, que faz parte do Sistema Fiec, responda por sua operação e manutenção. Contudo, conforme aponta o presidente da Fiec, a lei que definirá esse modelo ainda está em negociação com o Estado. "Estamos fechando detalhes importantes", adianta.

Mais informações
"CSP - Momento atual, oportunidades e futuro da primeira siderúrgica integrada do Ceará"
Local: sede da Fiec (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota)
Data: 19 de novembro, às 18h30

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.