Crise parou de se agravar, segundo Termômetro da Indústria

Entre os nove indicadores divulgados no levantamento, cinco tiveram desempenho positivo

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O ritmo de agravamento da crise econômica vem perdendo força, segundo o Termômetro da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com dados referentes aos meses de junho e julho. Entre os nove indicadores divulgados, cinco tiveram desempenho positivo: produção industrial, com crescimento de 1,1% em junho ante maio, horas trabalahadas na produção (0,2%), faturamento (2%), confiança do empresário industrial (51,5 pontos) e exportações, com crescimento de 4,7% em julho.

Tiveram desempenho negativo os indicadores emprego (-0,6%), intenção de investimento (42 pontos) e utilização da capacidade instalada (36,5 pontos). O item estoque teve resultado neutro. Segundo a CNI, a predominância de resultados positivos indica que a crise parou de se agravar, embora a atividade industrial ainda não tenha se recuperado.

"Ainda não é possível dizer que a crise ficou para trás. Mas o comportamento de alguns indicadores é um sinal de que as coisas começam a melhorar e que as medidas adotadas pelo governo até aqui estão na direção correta", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.