Criatividade faz a diferença

Escrito por Redação ,
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O empresariado local já aderiu à personalização como diferencial competitivo. A ordem é inovar para o cliente

Em tempos concorrência global, o a indústria e varejo nacional se reinventam. E as empresas apostam cada vez mais na criatividade para atrair e fidelizar seus públicos alvos. No Ceará, não é diferente. Os níveis de exigência do consumidor estão maiores. Sai na frente quem oferecer um serviço extra, um ´diferencialzinho´. Isso, sem falar na qualidade, preço e no atendimento, hoje considerados requisitos básicos para o encantamento do cliente.

Numa cidade turística como Fortaleza, para se diferenciar da concorrência, a grife de moda praia All Day resolveu apostar na personalização. Em vez de comprar um biquíni, o cliente literalmente monta o seu. E recebe o produto em 10 minutos. ´Foi a forma que encontramos de atender bem à clientela, que queria uma numeração para a parte de cima e outra para a de baixo´, resume a proprietária da loja, Márcia Sérgia.

Há 15 anos no mercado, a All Day dispõe de uma equipe com 12 pessoas, sempre pronta para atender aos mais diversos pedidos. ´Aqui, não temos limite. A cliente chega com um modelo de revista, por exemplo, nós experimentamos uma peça nela para ter noção de tamanho, tiramos as medidas em seu corpo e, depois que ela escolhe a cor, partimos para a costura´, afirma a empresária.

A fábrica conta com oito máquinas computadorizadas, que garantem a entrega da peça em tempo recorde. Os preços variam de R$ 49,90 a R$ 180,00, dependendo do modelo escolhido. O cliente não entra com nada: lycra, linhas e elásticos são todos da All Day. ´E nós ainda damos a manutenção: se a linha quebrou ou o elástico morreu por falta de uso ou desgaste, pode vir aqui que nós consertamos, sem custo´. Mais um diferencial que tem atraído a clientela — 80% feminina.

Etiqueta com ´mouse´

Bordar as fardas e objetos dos filhos para entregar na escola é coisa do passado. Empresa com 80 anos de tradição na produção de etiquetas, a Haco lançou um produto que promete revolucionar a vida de muita gente, em especial, das mães de crianças em idade escolar. São as etiquetas personalizadas para uniformes, roupas e acessórios. ´A idéia surgiu de algumas necessidades percebidas no mercado, além da vontade de aproximar a Haco do consumidor final´, conta Johnny Gaulke, gerente de Marketing.

O produto está ao alcance do ´mouse´: pela site da Haco, o cliente cria sua etiqueta, de forma interativa e rápida. Ele escolhe os caracteres pré-definidos, com letras, números e símbolos. É possível colocar informações como nome, tipo sangüíneo, alergias, telefone, entre outros. Depois, é só costurar manualmente ou à máquina.

As etiquetas personalizadas podem ser utilizadas em todos os tipos de roupas, uniformes escolares, tênis, meias, brinquedos, bolsas, mochilas e acessórios. A quantidade mínima é de 50 etiquetas, por um preço de R$ 20,00. A entrega pode ser feita para todo o Brasil via correio (+R$ 5,00). O site possui garantia de segurança, mantendo os dados pessoais e financeiros em sigilo.

Requisitos básicos

Segundo pesquisa realizada pela TNS InterScience para a revista Consumidor Moderno, o preço ainda define a intenção de compra e equipara-se apenas à qualidade na disputa pela preferência do consumidor. Em ´Empresas que mais respeitam o consumidor´, os índices apontam que o preço é fator decisivo para 56% dos consumidores, enquanto a qualidade supera com 65%.

O estudo pesquisou 1.250 consumidores de pelo menos um estado das regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, das classes sociais A, B, C e D. O levantamento mostra que a população nordestina se preocupa menos com a qualidade dos produtos e serviços (36%), em comparação aos demais Estados como Rio de Janeiro (71%), Belo Horizonte (70%), São Paulo (63%) e Porto Alegre (62%). Já quando falamos em atendimento, com exceção de Recife (48%), todas as praças destacam-se, sendo Belo Horizonte e Rio de Janeiro com 67% e São Paulo, 61%.

Quando o assunto é o bolso do consumidor, os índices mantêm-se estáveis em todas as classes (entre 55% e 58%), porém com variações elevadas ao se analisar o atributo por estados: em Recife (34%) e Porto Alegre (64%). O cliente busca atributos que influenciem direto no seu consumo. Por isso, qualidade, atendimento e preços e sobressaem.

DESIGN MODERNO
Versatilidade em couro e palha

Aliando a tradição artesanal cearense às mais modernas tendências de design da Europa, o empresário Cândido Couto Filho criou há um ano a CCF, oficina de couro que produz e comercializa peças em couro de caprinos. ´Nosso carro-chefe é a jaqueta, masculina e feminina, confeccionada em couro de carneiro´, comenta. A matéria-prima, adquirida no Nordeste, tem como diferenciais a flexibilidade, o toque e o caimento — acrescenta ele.

A CCF é sucessora da Pecol, empresa que na década de 90 foi líder no mercado brasileiro de artigos de couro e pioneira na tecnologia de utilização de couro de peixe. Hoje, Couto Filho investe na utilização de materiais reciclados, como borracha de pneu recuperado, que compõe as sandálias masculinas, palha de carnaúba e couro em artigos para o lar, como jogo americano. Também oferece ao cliente opções de produtos personalizados, que servem como brindes e presentes.

´São porta-copo descartável, sacolas, bandejas de couro, caixas de presentes e outros tantos itens que o cliente deseje´, exemplifica. Segundo ele, as peças de confecção feminina, sobretudo as bolsas, seguem tendências mundiais de grifes como Bottega Venetta, Prada, entre outras. ´Os produtos custam entre R$ 2,00 e R$ 1.000,00 e são opções de presentes a um preço acessível´. A CCF fica na Rua José Avelino, 727, Praia de Iracema.

Samira de Castro
Repórter

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