Coronavírus provoca adiamento de concursos pelo País; Assembleia do Ceará mantém datas

Novas datas de avaliação ainda são desconhecidas; senso demográfico do IBGE é adiado para o próximo ano.

Escrito por Redação ,
Legenda: Concursos são adiados por tempo indeterminado por novo coronavírus.
Foto: Foto: Arquivo / DN

 

O número de concursos públicos adiados no País vem crescendo conforme avançam os temores causados pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão de remarcar a data das provas tem como base as recomendações do Ministério da Saúde, que na semana passada publicou uma portaria recomendando que fossem evitadas aglomerações de pessoas, dentre outras medidas preventivas. A determinação deverá ser obedecida em todo o território nacional. Já Assembleia Legislativa do Ceará manteve o edital recém-lançado, que tem datas de provas em julho.

No Ceará, o Ministério Público anunciou na terça-feira (17) que irá adiar as provas da segunda fase do concurso para promotor de Justiça que estavam marcadas para o dia 29 de março. A medida segue determinação do procurador-geral de Justiça do estado e presidente da Comissão do Concurso, Manuel Pinheiro Freitas. Ainda não foi marcada uma nova data. O edital prevê provimento de 44 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo.

No mesmo dia, a Marinha do Brasil informou que adiou a aplicação das provas do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV) que estava marcada para o próximo domingo, dia 22 de março. Ainda não há informação sobre a nova data das provas. Os candidatos que fariam prova em Fortaleza estão sendo orientados a acompanhar as atualizações do processo no site do 3º Distrito Naval.

2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também anunciou que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço da doença no País.

A coleta de dados estava programada para este ano e o concurso, aberto no início do mês, para contratar 208 mil empregados temporários para a pesquisa foi cancelado. As provas estavam agendadas para o dia 17 de maio e os treinamentos seriam iniciados em julho. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

O IBGE diz que estabeleceu com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo em ações de enfrentamento ao coronavírus. Em 2021, o ministério devolverá os valores para garantir a realização da pesquisa.

Novo edital
Na terça-feira, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará publicou edital para 100 vagas, sendo 70 para nível superior e outros 30 para nível médio. As provas serão realizadas apenas em Fortaleza, no dia 17 de julho. Ao todo, serão 17 cargos oferecidos, segundo o edital Assembleia Legislativa CE, sendo 16 nível médio. Todas as vagas serão para em Fortaleza. Até o momento, a data está mantida.

Outros concursos adiados em razão da crise gerada pelo novo coronavírus são para a Procuradoria Geral do Distrito Federal, que aconteceria no próximo domingo, 22, sem data definida; para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, cujas provas objetivas que aconteceriam também no domingo (22) de março, sem definição de novas datas; e para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), sem data definida.


 

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados