Consumidor precisa rever gastos para evitar a inadimplência em 2015

Fazer uma planilha de orçamento doméstico, separar os gastos essenciais dos supérfluos e evitar parcelamentos são algumas metidas que devem ser tomadas

Escrito por Redação ,

No primeiro mês do ano já foi anunciado uma série de aumentos em produtos, serviços e impostos, que elevam a inflação e acabam diminuindo a renda e o poder de compra dos brasileiros. 

O consumidor terá que destinar mais dinheiro para pagar os reajustes de serviços básicos, como energia elétrica, água e transporte público. Desta forma, com o custo de vida mais caro, o comprador precisa rever gastos para evitar a inadimplência em 2015.

Além disso, o cenário vai se complicar ainda mais com a alta nos combustíveis, a volta/criação de impostos, a subida inclinada dos juros e o provável crescimento do desemprego.

“É necessário que o cidadão não perca mais tempo e faça rapidamente um planejamento para conseguir superar as dificuldades e garantir uma boa saúde financeira para a sua família em 2015. O consumidor precisa admitir que vai enfrentar uma situação difícil e, por isso, deve priorizar o pagamento dos itens básicos”, ressaltam os economistas da Serasa Experian.

Se a renda mensal não for suficiente para cobrir os gastos necessários, o cidadão deve focar na economia desses próprios serviços e combater o desperdício, criando alternativas mais eficazes, como aproveitar mais a luz solar, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a casa, substituir produtos e/ou alimentos mais caros por outros similares mais baratos, entre outras. 

Planilha de orçamentos domésticos

Colocar as contas na ponta do lápis e separar os gastos essenciais dos supérfluos é o primeiro passo, recomendam os economistas. Para facilitar na hora de fazer as contas, é importante que o cidadão faça e mantenha atualizada uma planilha de orçamento doméstico. 

Veja um exemplo de planilha no site da Serasa.

Formas de pagamento

O consumidor deve ter atenção com as mais variadas formas de pagamento na hora de consumir ao longo do ano. A recomendação é evitar fazer parcelamentos a longo prazo, principalmente se o produto for um bem de consumo durável. 

O cartão de crédito deve ser evitado neste primeiro momento porque ele dá a falsa sensação de que não está se gastando. Já o cheque especial precisa ser visto como a última alternativa, por conter taxas de juros bem elevadas.

Inadimplentes 

Para quem já começou 2015 inadimplente, a primeira orientação é que o consumidor renegocie a dívida. Ele deve explicar para o credor sua situação econômica e propor valores e condições que caibam no seu bolso. 

O consumidor pode fazer a renegociação pela internet, no serviço Limpa Nome Online da Serasa Experian

* Com informações do Serasa 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.