Construtoras cearenses apostam em imóveis com mais espaço

Próximos lançamentos já devem incluir ambientes mais amplos, espaços para trabalho e mais áreas verdes em resposta à mudança do comportamento de consumidores provocada pela pandemia

Escrito por Redação ,
Legenda: Adaptações devem ser realizadas já nos próximos lançamentos, em projetos de todos os padrões de consumo
Foto: Thiago Gadelha

Atentas às tendências de comportamento os consumidores, as construtoras e incorporadoras cearenses já começaram a adaptar seus projetos com ambientes mais espaçosos para atender às novas demandas.

O entendimento é que o comportamento aprendido durante as medidas de isolamento social, em que várias pessoas permaneceram em casa e passaram a trabalhar em regime de home office, deve permanecer mesmo após o fim da pandemia.

As mudanças nos projetos residenciais vão desde ambientes mais amplos, buscando oferecer mais conforto nos apartamentos, até a criação de novos espaços em áreas comuns de condomínios. A busca por mais espaço, privacidade para trabalhar e áreas verdes já vem sendo observada em mercados como o de São Paulo, e é hoje uma aposta do setor para os próximos anos.

"Nos últimos meses, as pessoas passaram muito tempo em casa e agora estão em busca de apartamentos com mais espaço", aponta Patriolino Dias, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-CE).

"A grande maioria continua procurando apartamentos de dois ou três quartos, mas agora, com uma área mais generosa", observa.

O presidente do Sinduscon diz ainda que as construtoras locais também vêm constatando que, entre moradores de condomínios, há o desejo por áreas comuns voltadas para o trabalho remoto e de espaços específicos para receber encomendas, por exemplo.

"Isso partiu das incorporadoras, por meio de pesquisas de mercado. Alguns estão analisando até a construção de espaços voltados para coworking na parte de baixo dos prédios".

Segundo Patriolino, os próximos lançamentos imobiliários já deverão oferecer unidades com essas mudanças, que devem ser reproduzidas em empreendimentos de todos os padrões.

Reformas

Além das mudanças previstas para os próximos lançamentos, o mercado já observou durante a pandemia uma busca pela otimização de espaços tanto em casas como em apartamentos.

Segundo o empresário André Montenegro, proprietário da construtora cearense MoreFácil, há uma forte demanda por projetos para mudança de layout nos imóveis.

"Muita gente já está fazendo projetos de ambien-tação nos apartamentos existentes para tornar o espaço mais inteligente", aponta.

Montenegro ressalta ainda que a tendência é que os novos empreendimentos ofereçam áreas de higienização, sejam nas áreas comuns como nos próprios apartamentos.

"Hoje, as pessoas evitam entrar em casa com os sapatos que vêm da rua, o que já é comum em alguns países. Além disso, as pessoas estão procurando mais contato com a natureza e tudo isso vem ocorrendo independentemente de faixa de renda", explica.

Pesquisa

Segundo levantamento do site Kzas, de abril a julho, no País, a procura por apartamentos com varanda gourmet ou churrasqueira cresceu 195%, na comparação com o período de janeiro a março. Já a busca por unidades acima de 120 m² subiu 100%, e a acima de 200 m² avançou 25%. Além disso, a demanda por casas (no lugar de apartamentos) também subiu 25%.

"As pessoas estão procurando locais com mais contato com a natureza. Em alguns condomínios, os preços dos terrenos duplicaram nos últimos meses", diz Montenegro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados