Confira 10 passos para ir ao banco sem descuidar da prevenção ao coronavírus

Da escolha dos calçados antes de sair de casa, ao retorno da agência, 10 dicas são fundamentais para reduzir o risco de contágio do vírus na ida aos bancos

Legenda: Evitar aglomerações na entrada e no interior das agências é um cuidado básico de prevenção, na ida aos bancos
Foto: Fotos: Fabiane de Paula

A pandemia do novo coronavírus mudou a maneira das pessoas lidarem com a rotina. Tarefas habituais, como ir ao banco, exigem mais cuidado e atenção. O Sistema Verdes Mares desenvolveu um guia de como ir e vir desses lugares em segurança.

. Veja 10 passos para ir ao supermercado sem correr risco de se contaminar com o coronavírus

Frederico Arnaud, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, elencou algumas medidas que precisam ser tomadas para evitar o contágio.

Acompanhe o passo a passo:

1. Utilizar sapatos fechados

Não há tantas restrições na hora de escolher a roupa, mas é contraindicado o uso de sandálias, pela maior exposição. 

2. Higienizar as mãos antes de sair de casa 

Se possível, disponibilizar álcool em gel perto da porta 

3. Usar o cotovelo para chamar o elevador e abrir a porta com o pé

A indicação serve para evitar tocar, com as mãos, em qualquer superfície. Caso toque, é preciso higienizar o mais rápido possível as mãos

4. Limpar o veículo

É ideal que, ao entrar no carro, a parte interna seja higienizada, como o painel, o volante e a marcha. Ao sair, deve-se higienizar novamente as mãos e a maçaneta da porta 

5. Manter o distanciamento no interior das agências 

Caso seja necessário esperar em filas, o distanciamento é a melhor prevenção. Se dentro da agência houver aglomeração, o uso de máscaras é recomendado. Só há contaminação pelo ar se alguém falar ou tossir perto do outro. O uso da máscara evita a transmissão de gotículas salivares. 

6. Uso do Caixa eletrônico 

É necessário limpar as mãos antes de usar o caixa eletrônico. Como a contaminação do vírus ocorre em contato com as superfícies, a higienização é necessária antes do usuário tocar nas telas da máquina. E o mesmo deve ser feito caso o cartão seja usado durante o procedimento. 

7. Atendimento presencial 

Se o atendimento for com outra pessoa, com o gerente, por exemplo, é imprescindível manter a distância e utilizar máscara. Os documentos que eventualmente sejam entregues, devem ser guardados e higienizados antes do retorno pra casa. Não é indicado o contato com dinheiro em espécie, mas, caso necessário, as cédulas devem ser guardadas em um lugar reservado e as mãos limpas imediatamente. 

8. Volta pra casa

Ao entrar no carro, é necessário repetir o procedimento da ida. 

9. Em casa

Ao chegar em casa, ainda antes de entrar, é importante ter um pano umedecido com hipoclorito perto da porta. Deixar os sapatos fora, limpar os pés no pano e ir direto para o banheiro e tomar um banho. 

10. Cuidados com as roupas

As roupas devem ser colocadas imediatamente em uma sacola plástica e lavadas. Não é adequado reutilizar essas vestimentas, já que elas podem estar infectadas e causar o contágio. 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios