Confiança da indústria cai 2,5% na prévia de setembro

A confiança atingiu neste mês o menor nível de toda a série histórica, iniciada em abril de 1995

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de setembro caiu 2,5% na comparação com o resultado final de agosto, para 66,3 pontos, informou nesta terça-feira (22), a Fundação Getulio Vargas (FGV). O dado, já livre de influências sazonais, indica que a confiança atingiu neste mês o menor nível de toda a série histórica, iniciada em abril de 1995.

Na comparação com setembro de 2014, sem ajuste, a prévia anunciada há pouco aponta recuo de 17,8% na confiança. Em agosto a confiança da indústria havia recuado 1,6% em relação a julho.

Com o resultado desta terça-feira, a média histórica recente do indicador está em 97,0 pontos. "O resultado da prévia de setembro foi determinado pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes", informou a FGV, em nota oficial.

A prévia de setembro mostra que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,0% ante agosto, para 68,5 pontos, o menor nível desde outubro de 1998 (67,3 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,2% no período, para 64,0 pontos, ao menor nível de toda a série.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.